29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
23/10/2014

“Não dá para governar Manaus sem parcerias”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto em entrevista

Foto: Rômulo Araújo / Semcom

Prefeito Arthur Neto

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, afirmou que as parcerias com os governos Estadual e Federal são essenciais para realizar uma boa gestão na cidade. A declaração foi em entrevista a uma rádio local, nesta quinta-feira, 23, onde Arthur prestou contas dos serviços e obras da prefeitura, às vésperas do aniversário de 345 anos da capital amazonense. O prefeito lembrou que a cidade não pode ser administrada somente com os recursos locais. 

 

“Não dá para governar Manaus da maneira que seria a ideal se nós não tivermos o que temos hoje, parceria com o Governo do Estado. E não dá para governar de maneira idealíssima se nós não tivermos parceria também com o Governo Federal. Nós precisamos de compreensão, de quem não jogue no partidarismo”, ressaltou o prefeito. 

 

Arthur aproveitou a oportunidade para lembrar que sua administração poderia ter realizado muito mais obras, se os recursos prometidos pelo Governo Federal tivessem sido transferidos para o município. Ele destacou também que, devido aos cortes de gastos, a prefeitura tem uma grande capacidade de endividamento e, por isso, pode contar com empréstimos de longo prazo, como do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

 

“Percebi que o dinheiro não ia sair e tomei minhas precauções para rearmar e reequilibrar a prefeitura. O fato é que tiveram a chance de ajudar Manaus e eu teria ficado muito grato e teria manifestado essa gratidão de maneira muito clara. Embora meu caminho político pudesse até ter sido diverso, mas teria sido menos impactante minha participação numa eleição se tivessem agido com lealdade comigo. Sabe aquela coisa de ‘quem beija meu filho, minha boca adoça’? Pois eu digo que quem beija Manaus, minha boca adoça”, completou o prefeito. 

 

Ainda no quesito parcerias, Arthur lembrou a atuação conjunta com o Comando Militar da Amazônia (CMA), Marinha do Brasil e, principalmente, a compreensão e apoio dos manauaras. 

 

Obras realizadas 

 

Entre as principais obras de sua gestão, o prefeito voltou a dar destaque à parceria com o Governo do Estado, no convênio “Todos Juntos por Manaus” – um pacote de obras para melhoria da infraestrutura viária de mais de 20 bairros da capital. Arthur também lembrou as obras realizadas em importantes corredores viários da cidade, lembrando que, no verão de 2013, a prefeitura já havia realizado importantes intervenções no Quadrilátero da Copa. 

 

A prefeitura também entregou 204 unidades habitacionais do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis). Na Educação, Manaus já conta hoje com 14 creches, com mais 10 em conclusão e 40 em licitação, além de cinco novas escolas. Na saúde, são 18 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), ampliando a cobertura básica de saúde pública em 50%. A meta é atingir 70% ao final de 2016. 

 

Entre outras importantes realizações, Arthur citou a reforma de praças, como a Senador Raimundo Parente, no Aleixo; a praça de alimentação do Dom Pedro, na zona Oeste; a reforma de dos parques municipais do Mindu e dos Bilhares; além da entrega da ponte do São Jorge. 

 

Para o prefeito, uma das principais intervenções na cidade foi a retirada dos camelôs das calçadas do Centro e a transformação desses trabalhadores em microempreendedores, com a construção e entrega das Galerias Populares. “A Galeria Espírito Santo está às mil maravilhas, a dos Remédios vamos entregar sábado, 25, e a do Shopping T4 também está vindo aí”, lembrou. 

Ainda sobre as obras, Arthur destacou a ampliação e regeneração dos Terminais de Integração 3, 4 e 5, na Cidade Nova, no Jorge Teixeira e São José, respectivamente. “Além disso, nós vamos fazer uma reforma no Terminal 2, da Cachoeirinha, para torná-lo funcional. Vamos construir o T6, no Santa Etelvina, que vai ser uma grande solução para o trânsito. E, posteriormente, vamos fazer o desmonte do Terminal 1, da Constantino Nery, inclusive dando aos camelôs que lá estão o mesmo tratamento digno que estamos dando àqueles que estão nas galerias”, informou o prefeito. 

 

Contrato dos servidores temporários 

 

No mês do servidor público, o prefeito também aproveitou para comentar sobre a situação dos mais de sete mil servidores em Regime de Direito Administrativo (RDA). “Essa situação é dos servidores com menos de cinco anos, já que os que têm mais estão defendidos por uma liminar. Eu tenho feito muito esse trabalho de ajudá-los, junto com o defensor público Carlos Alberto de Almeida Filho. Isso é uma questão humana. Se perdêssemos os RDAs paralisaríamos, em curto prazo, as secretarias municipais de Limpeza Pública (Semulsp), Infraestrutura (Seminf) e até os professores”, frisou Arthur, lembrando que a prefeitura continua na luta para prorrogar os contratos. 

 

Programação de aniversário da cidade 

 

Para finalizar, o prefeito convidou a população para prestigiar os últimos dias de comemorações pelos 345 anos de Manaus. “Convido todos à última noite do Boi Manaus nesta quinta, 23, na Arena da Amazônia. Na sexta-feira, 24, durante o dia, teremos a Corrida Cidade de Manaus e do Curumim e também artistas locais, além do Fábio Júnior, na Eduardo Ribeiro, à noite. Por fim, no sábado, 25, a inauguração da Galeria dos Remédios, na Miranda Leão e, à noite, na Ponta Negra, a apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas”.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.