28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
08/01/2019

'A criação de novos polos de educação superior é uma vitória para o Amazonas', afirma Pauderney

Foto: Divulgação

A proposta prevê a criação, sem aumento de despesa, os dois novos polos.

O avanço da proposta da criação da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas e a Universidade Federal do Médio e Alto Solimões foi comemorado pelo deputado federal Pauderney Avelino (Democratas), que vem conduzindo todo o processo junto ao Governo Federal desde abril, de 2018.


"Iniciamos este processo para ampliar a educação superior em nosso estado quando Rossieli assumiu Ministério da Educação. O reitor Sylvio Puga me procurou e conseguimos fazer as articulações junto ao governo federal para criar estes novos polos", comenta Pauderney.


A proposta prevê a criação, sem aumento de despesa, os dois novos polos. A Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas (Ufembam) terá sede em Parintins e passará a integrar o campi de Itacoatiara também. Já a Universidade Federal do Médio e Alto Solimões (Ufemas) terá sede no município de Coari e o campi de Benjamin Constant será incorporado ao novo polo.


Veja também

Belão reage com indignação a 'fake news' e diz que seu compromisso é com Wilson Lima e com 'uma Assembleia Legislativa respeitada'


Ambas novas universidades serão vinculadas ao Ministério da Educação e terão como objetivo, além de oferecer cursos na educação superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, com vistas à sua inserção regional.


O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga considera um grande avanço para o Amazonas, devido às dimensões continentais do estado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

“Ter duas novas universidades significa dar mais oportunidade de estudo para os amazonenses, com perspectiva de novos cursos, mais acessibilidade, ampliação nos setores de pesquisa e inovação no norte do país. Os campi já existem, portanto, o projeto sendo aprovado, simplesmente passam a ter nova personalidade jurídica, podendo assim construir novos ordenamentos jurídicos”, comenta o reitor da Ufam.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.