19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
16/03/2018

'Cabeça de vento': homem descobre que possui um bolsão de ar no crânio

Foto: Divulgação

Os médicos, que não devem ter dado muita importância em um primeiro momento para os sintomas, decidiram, por bem, investigar e se depararam com um bolsão de ar

Imagine a surpresa (e o susto!): um senhorzinho foi até o hospital reclamando que, ultimamente, havia notando que andava meio avoado e sem equilíbrio.

 

Os médicos, que não devem ter dado muita importância em um primeiro momento para os sintomas, decidiram, por bem, investigar e se depararam com um bolsão de ar.


Veja também

Polícia procura turista que 'assediou' nua pedra em forma de pênis na ilha de Koh Samui, Tailândia

 

Na imagem, mancha escura na parte anterior do crânio representa um bolsão de ar


A mancha escura na parte anterior do crânio representa um bolsão de ar com quase nove centímetros ocupando um espaço que deveria ser preenchido pelo cérebro do senhorzinho — e, com essa imagem, os médicos que atenderam o idoso levaram um baita de um susto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Caso incomum


De acordo com Yasmin Tayag, do site Inverse, o caso foi registrado no Causeway Hospital, na Irlanda do Norte, e envolveu um paciente — cuja identidade não foi revelada — de 84 anos. Tudo aconteceu conforme descrevemos acima, ou seja, o senhorzinho foi ao hospital de boas porque andava sentindo umas tonturinhas estranhas e o problema foi identificado após ele ser submetido a uma tomografia.

 


O caso foi registrado no Causeway Hospital, na Irlanda

do Norte, e envolveu um paciente de 84 anos (Fotos: Divulgação)


Segundo os médicos que se depararam com a inusitada situação, além de reclamar que andava meio avoado, o idoso contou que vinha caindo com mais frequência e que tinha notado um pouco de debilidade nos membros esquerdos fazia alguns meses. Mas, tirando isso, o senhorzinho não se queixou de mais nada!

 

O enorme bolsão de ar se formou onde o lobo frontal direito do cérebro deveria estar e, apesar do tamanho do “vazio”, o paciente não apresentava dificuldades de locomoção e visão, dificuldade de fala ou fraqueza no rosto.


O nome desse bolsão de ar é pneumocéfalo, e o mais comum é que ele surja em decorrência de algum trauma provocado no crânio. No entanto, esse não era o caso do idoso e, depois de investigar a situação em detalhe, os médicos descobriram como tanto ar foi penetrar ali dentro.


Assim, fuça daqui, fuça de lá, o time identificou que o paciente tinha um pequeno tumor ósseo benigno no seio frontal — e eles deduziram que esse “carocinho” provavelmente abriu uma passagem entre a cavidade nasal e o cérebro. Além disso, os médicos acreditam que esse pequeno tumor funcionava como uma espécie de válvula que permitia a entrada de ar pressurizado e impedia a sua saída, gerando um acúmulo que, com o tempo, se transformou no tal bolsão de ar.

 

o paciente tinha um pequeno tumor ósseo benigno no seio frontal e os

médicos deduziram que esse “carocinho” provavelmente abriu uma

passagem entre a cavidade nasal e o cérebro (Foto: Reprodução)


Tudo certo!


E você quer saber como esse ar era levado até o interior do crânio? Segundo Yasmin, através de espirros e acessos de tosse. O mais normal é que o próprio organismo se encarregue de absorver o pneumocéfalo, embora em alguns casos, quando os médicos detectam, por exemplo, um aumento na pressão intracraniana, seja necessário abrir um orifício para deixar o ar sair.


No caso do paciente, por conta da idade avançada, ele optou por deixar a “cabeça de vento” quieta e não se submeter a nenhuma cirurgia, nem para a remoção do pequeno tumor ósseo.

 

A maior preocupação dos médicos, no entanto, era de que o idoso sofresse um novo AVC — parece que ele já tinha tido um —, então, indicaram um tratamento medicamentoso para evitar outro acidente vascular e uma revisão conduzida algumas semanas depois do início do tratamento apontou que o senhorzinho estava bem.

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.