18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
20/10/2016

'Papi' em apuros: Polícia Federal deflagra operação para combater desvio de recursos na Prefeitura de Tefé

Foto: Reprodução / Internet

O prefeito de Tefé, Jucimar de Oliveira Veloso, conhecido como "Papi", pode ter sido preso na operação deflagrada hoje pela PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (20) a Operação Caucana, que tem por objetivo desarticular um grupo criminoso que teria desviado recursos públicos do Programa Calha Norte, do Governo Federal, que teriam sido repassados para o município de Tefé para realização de obras estruturantes, como construção de calçadas e meios-fios na cidade.

 

Desde as 06 horas da manhã aproximadamente 60 policiais federais estão dando cumprimento a 4 mandados de prisão preventiva, 6 mandados de condução coercitiva e 14 mandados de busca e apreensão, além de bloqueios de valores nas contas das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, todos expedidos pela Justiça Federal do Amazonas para cumprimento em Manaus e Tefé.

 

O prefeito de Tefé, Jucimar de Oliveira Veloso, conhecido como "Papi", pode estar entre os presos.

 

As investigações se iniciaram no mês de setembro de 2016, a partir de informações repassadas pela Procuradoria da República em Tefé/AM, dando conta de que a Prefeitura daquele município teria repassado à empresa RBR Construçoes, vencedora do processo licitatório para construção de calçadas, mais de 50% do valor global do contrato, cerca de meio milhão de reais, estando a obra ainda em sua fase inicial.

 

Em Tefé a operação começou às 06h (Fotos Divulgação)


Desses valores, aproximadamente 220 mil reais foram sacados na boca do caixa no final do mês de setembro de 2016, reforçando os indícios de que tais valores estariam sendo, de fato, desviados.

 

As investigações demonstraram que, após os saques, os investigados passaram a adotar condutas para dificultar eventuais ações investigativas policiais e/ou de fiscalização dos órgãos de controle, como mudanças dos endereços sociais das empresas e, até mesmo, a ocultação e destruição de computadores e documentos.

 

Isso levou a Polícia Federal a adiantar a deflagração da operação, com o cumprimento na data de hoje de mandados de busca na sede da Prefeitura Municipal de Tefé, bem como nos endereços das principais empresas e alvos investigados, com o objetivo de se preservar e/ou recuperar tais elementos de prova.

 

Os investigados responderão pela prática dos crimes de associação criminosa, peculato, fraude licitatória e lavagem de capitais.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.