19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
18/04/2015

1ª EcoCaminhada do Inpa reúne boas práticas de saúde, alimentação e sustentabilidade

Foto: Fernanda Farias / Ascom Inpa

Além da caminhada de 2,5 km, do circuito de exercícios e Zumba; os servidores receberam orientações sobre alimentação saudável na prática, acompanhado de um lanche de frutas e sucos regionais; e ainda dicas de plantio de mudas

Estimular os servidores para a prática de exercícios físicos regulares e proporcionar a integração entre os funcionários e a natureza, foram os objetivos da 1ª EcoCaminhada Inpa 2015, que aconteceu na manhã deste sábado, (18), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), onde reuniu servidores, alunos e familiares.

 

Para o vice-diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Antônio de Oliveira, que participou de todas as atividades do evento, é importante criar um ambiente de trabalho saudável, com o cuidado físico e mental constante. Oliveira revelou que mudou os seus hábitos de vida após sofrer um ataque cardíaco.

 

“Em dezembro de 2012, o enfarto foi um alerta para mim, daí comecei a praticar exercícios físicos todos os dias, faço caminhada de até 18 km semanais, mudei meus hábitos alimentares e mentais, e hoje tenho maior disposição e energia para o dia a dia, consequentemente maior qualidade de vida” disse o pesquisador.

 

 

Ao longo do percurso, o educador físico da Associação dos Servidores do Inpa (ASSINPA), o professor de natação Ítalo Vitor, acompanhou e instruiu os servidores para a prática correta de caminhada. O professor ressaltou a importância de realizar atividades físicas regulares, pois segundo ele previnem doenças e aumentam a estimativa de vida.

 

“Conforme os anos passam e o nosso corpo envelhece, o nosso organismo tende a ficar lento, contribuindo para grandes acúmulos de gorduras, que é um reflexo do sedentarismo. E os exercícios físicos são importantes para continuar com saúde e aumentar a expectativa de vida, e junto com uma alimentação balanceada fortalecer a saúde” informou Vitor.

 

Sobre hábitos alimentares e exercícios físicos, a nutricionista e pesquisadora do Inpa, Dionísia Nagahama, explica que qualidade de vida é um conjunto de fatores e hábitos saudáveis. “Quando se pensa em qualidade de vida, logo se imagina sedentarismo, má alimentação e hábitos não saudáveis, como por exemplo, fumo e álcool em excesso. Muita gente pensa que para ter uma vida saudável é necessário somente mudar a alimentação, e na verdade, os exercícios físicos diários também são tão importantes quanto a alimentação, pois ambos formam um conjunto que melhoram a qualidade de vida” explicou Nagahama.

 

EcoCaminhada supera as expectativas

 

As atividades propostas pela EcoCaminhada do Inpa, fez muitos servidores refletirem sobre a qualidade de vida que querem daqui em diante. O técnico do Inpa, João Batista, revelou que a EcoCaminhada superou as suas expectativas e que serviu de aprendizado para manter hábitos saudáveis.

 

“É a primeira vez que participo de uma ação social que o Inpa realiza, e a dinâmica e a diversão proporcionadas pelo evento, somando tudo o que aprendi hoje, me estimulou a fazer mais atividades físicas.” disse Batista, que ainda ressalta que participará mais vezes das ações sociais realizadas pelo Inpa.

 

Fotos: Fernanda Farias / Ascom Inpa

 

A caminha é uma ação social realizada para os servidores do instituto, por meio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do Inpa. Projeto instituído pela gestão do Inpa, com a finalidade de realizar atividades em favor da qualidade de vida do servidor.

 

A caminha de 2,5 km teve início na Cantina do Inpa, com paradas e visitações nos aquários de peixes-boi, Casa da Vegetação, Lago das Tartarugas, Trilha do Paiol, Lago do Poraquê e Ilha da Tanibuca, foram algumas das atrações visitadas no percurso.Durante a caminhada houve o plantio de mudas para orientar os servidores na prática e ainda explicações sobre algumas espécies de árvores que existem no Bosque da Ciência do Inpa.

 

Fonte: portal.inpa.gov.br

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.