18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
02/03/2015

A Mídia e a Polícia - por Mario Aufiero

Foto: Reprodução / Internet

*Por Mario Aufiero - A liberdade de imprensa é fundamental em qualquer sociedade democrática. A primeira vítima dos regimes autoritários é a imprensa livre, cuja principal função não é aplaudir os governos de plantão, mas principalmente apontar os seus erros. A atividade policial sempre foi do interesse da mídia. A cobertura de crimes, especialmente os mais graves, sempre despertou o interesse da imprensa e do público em geral. A exposição de fatos individualizados é uma marca deste processo.

 

No caso da cobertura sobre a ação policial existe especial atenção sobre os desvios de conduta e práticas inadequadas por parte daqueles responsáveis pela aplicação da lei. Tais situações devem ser destacadas, pois a sua divulgação é central a uma sociedade democrática. Contudo, os profissionais de segurança pública reclamam que a divulgação contempla excessivamente os fatos negativos em detrimento de ações positivas no campo da segurança. Esta é uma queixa universal, comum a diversos países, de diversos níveis de desenvolvimento. 

 

A fim de reduzir as tensões entre estas duas instituições vitais à democracia (Mídia e a Polícia), espaços de mediação são estabelecidos entre os dois grupos. O olhar crítico da imprensa é fundamental, mas é importante que seja aberto para as ações positivas dos profissionais de segurança no país. Sua ação positiva representa a maioria das intervenções policiais, porém é muitas vezes esquecida, como, por exemplo, quando trabalham em condições adversas e com poucos recursos à sua disposição. 

 

Apontar os erros é fundamental, mas os acertos e atos de bravura têm sido relegados ao esquecimento no Brasil, o que traz desmotivação e uma fissura muitas vezes difícil de recuperar na relação entre profissionais de imprensa e da segurança. Tal rompimento preocupa, uma vez que denúncias feitas pela mídia, não raro, são instrumento importante para pautar não apenas as notícias, mas importantes investigações que trazem novos exemplos da Polícia que atua – como deve ser – em prol da população brasileira. 

 

Portanto, cabe a nós, policiais, fazermos chegar de forma estratégica nas mídias o trabalho realizado por nós. Cumpre, mais uma vez, destacar o trabalho da ADEPOL AM nesse papel em produzir e veicular semanalmente o programa de TV Segurança e Sociedade exibido em Manaus e em todo Brasil via AmazonSat, voltado a apresentar as atitudes que tem dado certo e reforçado o binômio Polícia x Comunidade. 

 

Prestes a completar 8 anos, o programa apresentou diversas vezes ações de aproximação realizadas pela Polícia amazonenses, apresentando os bons policiais, uma atitude que permite à população tornar-se aliada no combate ao crime - quiçá a maior delas – pela proximidade que tem em muitos casos com a atuação criminosa e a possibilidade de colaborar efetivamente em uma investigação. 

 

*Mario Jumbo Miranda Aufiero é presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM), vice-presidente da Adepol Brasil e mestre em Administração Pública com ênfase em Gestão da Segurança Pública pela FGV/Ebape 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.