19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
29/01/2015

Acompanhamento técnico visa melhorar atividade de fruticultura em Codajás

Foto: Divulgação / Idam

O projeto tem a coordenação da Embrapa Amazônia Ocidental e a parceria do IDAM e Secretaria de Estado da Produção Rural

Agricultores familiares da estrada Codajás Anori e ramal do Miuá em Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus) receberam na última quarta-feira, 21 de janeiro, a visita de representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Embrapa Amazônia Ocidental e Programa Residência Agrária/Pró-Rural. O objetivo foi verificar o andamento das atividades realizadas nas Unidades Demonstrativas (UD) de laranja, maracujá e açaí, que estão inclusas no projeto com a linha de pesquisa voltada para fruticultura.


O projeto tem a coordenação da Embrapa Amazônia Ocidental e a parceria do IDAM e Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), que são responsáveis pelo apoio técnico e logístico aos técnicos do projeto em cada município.

 

Os recursos são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa estratégico de transferência de tecnologias para o setor rural (Residência Agrária/Pró-Rural).


De acordo com o técnico em agropecuária, Francisco Brasil, do Programa Residência Agrária, o plantio de açaí está passando por ataque de praga (broca) e o IDAM está apoiando com o acompanhamento técnico. “Para combater a proliferação dessa praga foi retirada uma amostra para analise e enviada a Embrapa”, disse.


Para o coordenador do Projeto de fruticultura, Gilmar Meneghetti, em épocas de chuvas o aparecimento de pragas e doenças tem maior incidência, por isso, é importante intensificar os tratos culturais, adubação orgânica e química sempre antes e depois de períodos chuvosos, a adoção dessas técnicas torna as plantas mais resistentes a pragas e doenças.


A UD de laranja foi implantada em 2013 e está em fase inicial de produção. Já a de maracujá e açaí das variedades Euterpe-precatoria e Euterpe-oleracea ainda estão em fase de crescimento das plantas. A área de cultivo da laranja é de um hectare, na cultura do maracujá foram cultivados 500 pés e as duas variedades de açaí ocupam um espaço de dois hectares. Ao todo, as unidades beneficiam mais de 50 famílias rurais.


Residência Agrária/Pró-Rural

 

O programa foi implementado em dez linhas de pesquisa: agricultura, avicultura, borracha, culturas alimentares, fruticultura, horticultura, juta, manejo madeireiro, organização social e pecuária.


Fonte: Idam

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.