29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
28/03/2015

Alunos de escola municipal aprendem sobre biodiversidade em aula prática no Cigs

Foto: Lton Santos/Semed

O encontro foi coordenado pelos professores de ciências

Como forma de premiar os alunos com alto índice de assiduidade no reforço escolar, realizado no contraturno das aulas curriculares, a Escola Municipal Solange Nascimento promoveu, na manhã desta sexta-feira, 27, uma visita ao zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) com a participação de 50 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Na oportunidade, os alunos também visitaram a Oca do Conhecimento Ambiental/ Cigs.


O encontro foi coordenado pelos professores de ciências e serviu, também, como complemento da aula sobre a extinção dos animais da Amazônia, ministrado em sala na última semana.


“A ideia é premiar os alunos que participam do projeto do reforço escolar. Além disso, é importante que tenham esse contato para valorizar a biodiversidade, para aprenderem a preservar. Com isso, eles veem a importância da preservação da natureza. Hoje, fizemos uma aula prática do que já foi ensinado sala de aula”, disse o professor de Ciências, José Roberto Soares.

 


A maioria dos alunos que participou da visita mora na zona rural de Manaus e ainda não havia visitado um zoológico. O estudante Rivanildo Nascimento, 14, ficou impressionado com os animais e disse esse tipo de aula incentiva mais os estudos e torna o ensino mais atrativo.


“Eu estou filmando para ter uma recordação melhor e mostrar para os meus pais. Sair (da escola) é sempre melhor para o desenvolvimento escolar”, disse.


O aluno Marcelo Melo já tinha visitado o Cigs em outra oportunidade, mas ficou admirado em ver novas espécies de animais em exposição no local. Ele também ressaltou a importância das aulas práticas. “Nosso instrutor disse que vieram mais 11 espécies novas. É importante estar em sala de aula, mas de vez em quando é importante sair um pouco e conhecer coisas novas”, afirmou.


Para a aluna Fernanda Mácimo, 15, a visita foi uma aula de ciências de forma prática. No local, ela pode ver as espécies de perto e, segundo ela, o professor fará algumas perguntas sobre o tema na próxima prova bimestral.

 

Fotos: Lton Santos/Semed


“Vai cair algumas coisas na prova e eu estou observando tudo aqui para saber o que responder. Eu fiquei admirada com a onça. É um animal que está em extinção, que só ataca quando está ameaçada, fora isso é um ótimo animal”, observou.


De acordo com o coordenador da Oca do Conhecimento do Cigs, Paulo Ferraz Alves, a Escola Municipal Solange Nascimento foi a primeira escola da zona rural de Manaus a fazer uma visita ao local e conhecer também o Aquário Amazônico.


“A prefeitura fez um gol de placa ao construir juntamente com a Vemaqa (Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias) essa Oca do Conhecimento Ambiental nas dependências do Cigs. Para os alunos, é um ganho significativo no processo de ensino e aprendizagem”, disse o professor, lembrando que a ideia é trazer cada vez mais escolas ao local.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.