20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
02/09/2014

Bolsa Universidade: Prefeitura convoca beneficiários para recadastramento obrigatório a partir desta terça-feira

Os estudantes que não atualizarem as informações correm o risco de perder o benefício

Nesta terça-feira (02 de setembro), a Prefeitura de Manaus inicia o processo de recadastramento do Programa Bolsa Universidade. Os alunos que possuem o benefício – cerca de 16 mil pessoas – devem acessar o novo portal do programa, através do site http://bolsauniversidade.manaus.am.gov.br e fazer a atualização dos dados. O prazo termina no dia 30 de setembro e quem não se recadastrar pode perder o benefício.

 

O Programa Bolsa Universidade é executado pela Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). A diretora geral da ESPI, Luiza Bessa Rebelo, explica que o recadastramento garante a transparência do processo e o rigor na fiscalização, para que o benefício alcance a fatia da população que realmente necessita desse impulso para ingressar na universidade. “Com a atualização de dados é possível acompanhar a situação socioeconômica e acadêmica dos estudantes do programa. A partir dessa análise, a matrícula é renovada ou o aluno é excluído do programa”, afirma Luiza Rebelo.

 

A exclusão, segundo a diretora, só ocorre quando o estudante não atende mais aos critérios exigidos para permanência no programa – casos em que há ascensão econômica ou desempenho abaixo do esperado na universidade. O público-alvo do programa, ressalta, são os estudantes de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear os estudos.

 

O recadastramento é previsto pela Lei Municipal nº 1.357, que determina a sua realização, periodicamente. Luiza Rebelo informa que o processo deve ser feito através do site, mas, em alguns casos, se for necessário, o estudante pode ser chamado até a sede da ESPI para uma entrevista mais detalhada, a fim de comprovar as informações prestadas via web. O aviso será feito por meio do novo Portal do Bolsista.

 

O cruzamento dos dados obtidos com o recadastramento será feito do dia 01 a 10 de outubro. A lista com os nomes dos beneficiários em situação regular com o programa será divulgada no dia 14 de outubro. Os bolsistas em situação irregular serão convocados para entrevistas, que serão agendadas de 15 a 19 de outubro no site do Programa.

 

Novo Portal

 

Junto com o processo de recadastramento, a ESPI lança o novo Portal do Bolsista. Os alunos cadastrados pelo programa terão senha e login para acessar a ferramenta. Nesse espaço, disponível no site do Bolsa Universidade, o estudante terá acesso aos seus dados pessoais, sua situação dentro do programa e também poderá solicitar a emissão de documentos, como a Declaração de Bolsista, comprovando que faz parte do programa. Pelo Portal também poderá acompanhar todos os processos que der encaminhamento e receberá informações importantes da coordenação do programa, assim como a convocação para dar a contrapartida em projetos de cunho educativo e social da Prefeitura, uma exigência para continuar recebendo o benefício.

 

Bolsa Universidade

 

É um programa socioeducacional da Prefeitura de Manaus, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 75% e 50% de desconto no valor das mensalidades dos cursos de graduação). O público-alvo é formado por estudantes que sonham com a graduação em um curso universitário, mas não possuem condições de custear os estudos, comprovadamente. Foi criado pela Lei nº 1.350, de 7 de julho de 2009. Atualmente, 14 instituições parceiras estão credenciadas no Programa: Boas Novas, Ciesa, Dom Bosco, Esbam, Fametro, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Maurício de Nassau, Nilton Lins e Uninorte. Até 2013, mais de 53 mil pessoas foram beneficiadas. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.