28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
22/07/2014

CBF confirma, e Dunga é mesmo o novo técnico da seleção brasileira

Foto: Mowa Press

Aos 51 anos, o capitão do tetra volta ao cargo com a missão de recuperar a moral da seleção brasileira após a goleada de 7 a 1 sofrida para Alemanha na Copa do Mundo

A CBF confirmou nesta terça-feira o retorno do técnico Dunga ao comando da seleção brasileira, com a meta de resgatar a boa imagem da equipe após o vexame na eliminação na Copa do Mundo de 2014 e para liderar o projeto visando o Mundial de 2018. Em entrevista coletiva realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, Dunga foi apresentado pelo presidente José Maria Marin e pelo coordenador-geral de seleções, GIlmar Rinaldi. Ele terá ao seu lado o auxiliar Andrey Lopes, o Cebola, com quem trabalhou no Internacional.


Aos 51 anos, o capitão do tetra volta ao cargo após a saída de Luiz Felipe Scolari, que não teve o contrato renovado depois de a seleção ser goleada pela Alemanha por 7 a 1, na semifinal da Copa, dando fim ao sonho do hexa em casa. Dunga comandou o Brasil de 2006 até 2010 e dá continuidade à sequência de treinadores gaúchos na seleção, fato que começou com ele próprio há oito anos.


Em sua primeira passagem, Dunga foi anunciado como técnico da seleção logo após a Copa de 2006. Durante quatro anos, ele disputou 60 jogos com o time principal, obtendo 42 vitórias, 12 empates e seis derrotas, com 76,7% de aproveitamento dos pontos.

 


Dunga teve um início de trabalho contestado e acumulou algumas polêmicas e desentendimentos com a imprensa, por causa de seu "pavio curto". As críticas foram amenizadas e a equipe ganhou confiança com o título da Copa América de 2007, na Venezuela, com vitória sobre a favorita Argentina na final.

 

A derrota na semifinal da Olímpíada de 2008, em Pequim, para os argentinos, fez Dunga balançar no comando e se irritar com especulações de que seria substituído por Vanderlei Luxemburgo. Na sequência, porém, a campanha consistente nas eliminatórias sul-americanas, em que o Brasil terminou em primeiro lugar, e o título da Copa das Confederações de 2009 deram mais tranquilidade ao treinador.

 

Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, Dunga foi pressionado para convocar os garotos Neymar e Ganso, mas não cedeu. Na primeira fase, ganhou de Coreia do Norte e Costa do Marfim e empatou com Portugal. Depois, passou pelo Chile nas oitavas, mas foi eliminado nas quartas ao perder para a Holanda, por 2 a 1, e acabou demitido.

 

Depois do trabalho na seleção brasileira - que foi o seu primeiro como técnico -, Dunga teve apenas mais uma experiência. Assumiu o Internacional em 2013 e até ganhou os dois turnos do Campeonato Gaúcho, foi campeão, mas acabou deixando o cargo após pouco mais de oito meses e quatro derrotas seguidas no Brasileirão.

 

Fonte: msn.com.br

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.