23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
20/10/2014

Canteiros centrais de rotatória ganham mudas em comemoração ao aniversário de 345 anos de Manaus

Foto: Assessoria/Semmas

A arborização abriu a programação da Semmas em comemoração ao aniversário de 345 anos de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou na manhã deste sábado, 18, o plantio de 200 mudas em uma área de aproximadamente cinco mil metros quadrados, nos canteiros centrais da rotatória de acesso ao bairro da Cidade Nova, na Avenida Torquato Tapajós.

 

O plantio abriu a programação da Semmas em comemoração ao aniversário de 345 anos de Manaus e contou com a participação dos servidores da secretaria, que juntos plantaram mudas de munguba, pau pretinho, jutairana, mogno e ipê, todas com mais de 1,5 metros de altura, na extensão dos dois canteiros.

 

Foto: Assessoria / Semmas

 

 

A cobertura vegetal transformou o visual da área e chamou a atenção de quem passava pelo local. A atividade contou com o apoio dos bolsistas do Programa Bolsa Universidade, da Escola Municipal de Serviço Público (Espi) e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em exercício, Itamar de Oliveira Mar, a atividade marca também o início do processo de intensificação das ações de plantio na cidade, tendo em vista a chegada do período chuvoso.

 

Foto: Assessoria / Semmas

 

Ele destacou que a Semmas vem trabalhando no sentido de mudar o cenário da arborização local e fazer Manaus sair da 14ª posição no ranking das cidades com arborização em passeios e vias públicas, por meio das ações do Programa Manaus Verde e Viva. “De janeiro a setembro deste ano, a Semmas já realizou 33 ações de arborização e paisagismo na cidade e a partir deste mês, com o início do período chuvoso, vamos intensificar as ações de plantio e reposições de mudas em vias como as avenidas São Jorge, Max Teixeira, Natan Xavier Albuquerque, Ephigênio Sales, Costa e Silva, além da Bola das Letras, entre outras localidades”, afirmou Itamar Mar.

 

A ação deste sábado contou também com distribuição de mudas ornamentais e frutíferas para a população. “Como estamos num período propício para plantar, queremos reforçar o convite à população para que busque mudas nos nossos pontos de distribuição gratuita e plante em casa. Doamos mudas em nossos pontos de distribuição (Parque do Mindu, Parque Ponte dos Bilhares, Parque Lagoa do Japiim, Refúgio Sauim Castanheiras, Parque Nascentes do Mindu e Viveiro Municipal, no Ifam)”, lembrou o secretário em exercício.

 

Foto: Assessoria / Semmas

  

Desde o ano passado, a Semmas, em parceria com as secretarias municipais de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Manaustrans, intensificou o trabalho de manejo da arborização consolidada na cidade, com ações de poda, retirada de ervas-de-passarinho e avaliação de risco de queda, em indivíduos de grande porte que integram o patrimônio arbóreo da cidade. De janeiro a setembro, foram 2.136 árvores manejadas.

 

Foto: Assessoria / Semmas

 

A programação de aniversário de Manaus da Semmas prosseguirá na próxima terça-feira, 21, com uma ação de plantio de mudas no canteiro central da via de acesso ao Conjunto Habitacional Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. Na quinta-feira, 23, haverá uma grande distribuição de mudas na Avenida Getúlio Vargas, no Centro, nas proximidades da Praça Heliodoro Balbi, conhecida como Praça da Polícia.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.