29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
17/09/2014

China presenteia Brasil com casal de pandas para o zoológico do Rio

Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP

Panda chinês que foi presenteada aos americanos fica no Zoológico de Washington

A China vai presentear o Brasil com um casal de ursos panda, que deve fazer a alegria das crianças e dos demais visitantes do Jardim Zoológico do Rio, na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Zona Norte. De acordo com informações da Rio Zoo nesta quarta-feira (17), a vinda dos animais é um presente do país asiático aos brasileiros pela realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Apesar da aprovação do Zoológico e da Prefeitura do Rio, não há uma data definida para os ursos desembarcarem na cidade.


Marcus Delgado, diretor da Rio Zoo, disse que o projeto chinês de enviar ursos panda para nações amigas é comum, e que já aconteceu em várias outras regiões do mundo. No entanto, o Rio deve ser a primeira cidade da América do Sul a ser comtemplada com esse gesto.


"Chegou aqui no Zoológico um representante do governo da China, querendo saber se havia possiblidade da implantação do projeto. Nós demonstramos interesse e mostramos três áreas onde os animais poderiam ficar. Depois, fizemos uma carta de intenção, que foi encaminhada aos chineses, mas ainda não temos a confirmação oficial", explicou.


Os fofos animais devem chegar ao zoológico carioca até as olimpíadas e tudo relacionado a eles será custeado pelo governo chinês - translado, alimentação, manutenção e segurança. Ainda segundo o diretor, quando o comunicado oficial chegar será lançada a pedra fundamental para celebrar o ato diplomático.


"O próximo passo é o comunicado oficial, com as especificações técnicas, com as melhores condições para manter os ursos. A gente tem muito interesse", contou Delgado.

 


'Diplomacia dos pandas'

 

De acordo com reportagem publicada pelo G1 em setembro de 2013, atualmente a "Diplomacia dos Pandas", como é conhecido o projeto ao redor do mundo, está condicionado a contrapartidas comerciais. A informação foi feita com base em uma análise de estudiosos da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e consta em um estudo divulgado na publicação científica "Environmental Practice".


Para chegar a essa conclusão, os autores analisaram empréstimos de pandas nos últimos 50 anos, além de trocas comerciais feitas pela China desde 2008.


Há seis anos, um terremoto devastou o principal centro de preservação desses animais da província de Sichuan, no centro do país, e muitos pandas tiveram que ser transferidos para impedir a extinção da espécie.


A equipe de estudiosos descobriu que, depois de 2008, os empréstimos desses animais coincidiram com a homologação de acordos comerciais por recursos valiosos e tecnologia.


Para os especialistas, essa mudança na "diplomacia de pandas" é baseada no conceito de "guanxi", um termo chinês usado para descrever as redes personalizadas de influência, confiança, reciprocidade e lealdade.


Ainda segundo a reportagem, desde a fundação do Partido Comunista por Mao Tsé-tung, que usava pandas para facilitar discussões políticas com outros países, o animal se tornou um tesouro nacional na China.


Além de símbolo de preservação ambiental, os pandas são considerados excelentes ferramentas de marketing, capazes de turbinar a marca de qualquer zoológico. No caso do Zoológico de Edimburgo, na Escócia, a panda gigante Tian Tian tornou-se celebridade e sua gestação foi acompanhada de perto por curiosos, especialistas e pelos veículos de mídia. 

 

 

 

Fonte: G1/ Rio

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.