28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
28/10/2014

Começa prazo de votação para ONGs que integrarão o Conama

Foto: Reprodução / Internet

Serão eleitas 11 entidades do Cadastro Nacional de Entidades Ambientalista. Votações seguem até 28 de novembro

Começa, nesta segunda-feira (27), o prazo para votação das entidades ambientalistas que ocuparão 11 vagas ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As organizações não governamentais eleitas ocuparão as vagas durante o biênio 2015/2017. A votação segue até 28 de novembro.


Podem votar as entidades ambientalistas que estão inscritas, pelo menos há um ano, no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (Cnea), tendo como referência a data de publicação da portaria nº 330 de 10 de agosto último. As ONGs aptas a votarem podem solicitar o código de acesso até as 18 horas do dia 27 de novembro.


Serão eleitas duas ONGs por região geográfica do País e uma de âmbito nacional. Cada ONG poderá votar em duas entidades ambientalistas de âmbito regional (com sede na mesma região geográfica em que se encontra a entidade votante) e em uma para vaga nacional. Serão eleitas as que obtiverem maior número de votos.


Conama


O Conselho Nacional do Meio Ambiente é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). A presença das entidades ambientalistas no Conama representa importante função na defesa da agenda ambiental, em diálogo e negociação com os demais segmentos do conselho.


Entre as principais competências do Conselho estão o estabelecimento de normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; determinação da necessidade de realização de estudos das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos públicos ou privados e decisão, em última instância administrativa, sobre as multas e outras penalidades impostas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Fonte: Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis / brasil.gov.br

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.