20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
29/01/2015

Conferência debaterá paisagens e biodiversidade

Foto: Divulgação / Governo de Santa Catarina

Objetivo é facilitar a conservação da biodiversidade em todas as paisagens de uso múltiplo dominadas pelo homem

Plano de recuperação de vegetação nativa implementado pelo MMA será apresentado em evento anual sobre Florestas Tropicais, nos EUA.


O Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), implementado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, será apresentado na abertura 21ª Conferência Anual sobre Florestas Tropicais, promovida pela Universidade de Yale, em New Haven (EUA).

 

O evento ocorrerá de 29 a 31 de janeiro e debaterá a conservação da biodiversidade e das paisagens por meio da governança do uso da terra no planejamento estratégico.

 

A abertura do evento será feita pelo secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), Bráulio Dias, na presença de representantes do setor privado, organizações não governamentais, órgãos de governo, fundações e universidades.

 

Considerando o tema paisagens e biodiversidade, o Planaveg do MMA será apresentado pelo diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza.

 

O Capítulo da Sociedade Internacional de Florestas Tropicais de Yale (ISTF, na sigla em inglês) dedica-se ao avanço dos estudos sobre conservação das florestas tropicais na Escola de Estudos Florestais e do Meio Ambiente da universidade.

 

A Conferência Anual sobre Florestas Tropicais é promovida pela Universidade de Yale desde 1989 e integra uma rede de profissionais de recursos naturais relacionados com a gestão dos recursos tropicais.

 

Conservação

 

O ISTF é considerado um fórum para estudantes com interesses e experiências ligadas à conservação dos recursos naturais e à gestão do desenvolvimento econômico.

 

O tema escolhido para a conferência deste ano, paisagens e biodiversidade, decorreu do aumento da taxa de perda da biodiversidade, a partir de rápida conversão do uso da terra nos trópicos, e da necessidade urgente de se adotar uma nova abordagem sobre conservação da paisagem.

 

A estratégia consiste em reunir múltiplos esforços para adoção de mecanismos de governança e planejamento do uso do solo. O objetivo é facilitar a conservação da biodiversidade em todas as paisagens de uso múltiplo dominadas pelo homem.

 

Especialistas convidados apresentarão painéis sobre como conciliar a conservação com diferentes usos da terra; as formas de se desenvolver mecanismos de governança eficazes; como melhorar a sustentabilidade financeira na conservação da paisagem; e as possibilidades de se aproveitar dados, tecnologias e ferramentas de planejamento da paisagem.

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente / Portal Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.