28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
19/09/2014

Curso atualiza profissionais da saúde sobre o Sistema de Informação do Câncer - Siscan

Foto: Reprodução / Internet

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nos dias 17 e 18 de setembro, a Oficina de Atualização sobre o Sistema de Informação de Câncer (Siscan). O evento teve como objetivo atualizar gestores, colaboradores e prestadores de serviço, acerca do funcionamento da nova ferramenta, que está em fase de implantação no Amazonas. A atividade ocorreu no auditório da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, e reuniu cerca de 50 pessoas.


Instituído em 30 de dezembro do ano passado, por meio da Portaria 3394, do Ministério da Saúde, o Siscan permitirá o monitoramento das ações relacionadas à detecção precoce, à confirmação diagnóstica e ao inicio do tratamento de neoplasias malignas. Também possibilitará o rastreamento e acompanhamento de mulheres que apresentarem lesões após os exames preventivos de rotina.


Segundo o secretário adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner William de Souza, o sistema deverá ser implantado em estabelecimentos públicos ou privados, que atuam de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo dos laboratórios de citopatologia e anatomia patológica, bem como, em unidades móveis de radiologia com serviço de mamografia e unidades que realizam o tratamento no câncer.


No Amazonas, ele destaca que o processo é de extrema relevância, pois o Estado conta com uma unidade de referência no diagnóstico e tratamento de neoplasias malignas: a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Além disso, outros serviços estão em fase de credenciamento junto à Susam, os quais terão como foco a redução dos indicadores atuais. Wagner William destaca, ainda, que o acompanhamento adequado da pessoa com câncer permitirá que ela dê início ao tratamento precocemente, aumentando as chances de cura consequentemente.


Capacitação


De acordo com a subcoordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Joselita Nobre, além de consolidar as informações hoje disponíveis separadamente nos Sistemas de Câncer de Mama (Sismama) e de Câncer de Colo Uterino (Siscolo), ambos do MS, o Siscam também agregará dados relacionados aos demais tipos de câncer. O sistema disponibilizará, ainda, relatórios gerenciais para auxiliar na organização da rede, com cálculo de cobertura, tempo de investigação diagnóstica, entre outros detalhes.


O curso foi ministrado por duas representantes do MS que vieram de Brasília para o evento: a coordenadora de Informação e Monitoramento das Redes de Atenção à Saúde, Celeste Rodrigues, e a especialista em tecnologia da informação (T.I.) e responsável pela implantação e capacitação da Rede em todo o Brasil, Roberta Leite Costa.


“Verificamos, na oficina, as dificuldades de utilização do sistema, que já está implantado em muitos prestadores de serviço do Estado e em 11 municípios do interior. Em Manaus, a FCecon e outras duas unidades privadas conveniadas ao SUS também já estão sendo contempladas”, explicou Joselita. A expectativa é que o processo seja finalizado na capital em até seis meses e, no interior, no primeiro semestre do ano que vem. Conforme a subcoordenadora, cada município do Amazonas terá, no mínimo, um ponto de funcionamento com o sistema instalado, possibilitando o acompanhamento dos resultados dos exames preventivos e das análises patológicas (biópsias) em tempo real.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.