18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
21/09/2014

Descubra quais são as armas certas para destruir os vilões que deixam a pele feia, os cabelos quebradiços e as unhas fracas

Foto: Divulgação

Você vive atrás de uma fórmula milagrosa para estar sempre linda e cheia de disposição, mas não sabe por que mesmo com tanta dedicação o cabelo quebra, a pele fica cheia de espinhas e as unhas fracas?

 

Pois saiba que existem verdadeiros inimigos da sua beleza, que colocam por água abaixo qualquer tratamento ou cuidados diários com o corpo e rosto. Veja quem anda comprometendo os resultados de sua dedicação com a beleza.


Inimigo número 1 - Cigarro: não tem jeito, ele lidera o ranking dos inimigos da beleza. Tudo porque a nicotina e os demais componentes, como monóxido de carbono e naftaleno, prejudicam a circulação sanguínea e o processo de restauração da pele, favorecendo o envelhecimento precoce e a perda de viço e brilho da pele.

 

Arma: a solução? Parar de fumar! “Não existem produtos que possam combater de maneira eficaz os malefícios do tabagismo. A ideia aqui é começar um tratamento que faça com que, aos poucos, a pessoa largue o vício”, sinaliza a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo. Agora, se quiser tentar amenizar os efeitos do cigarro, a nutricionista funcional Andrea Santa Rosa Garcia, do Rio de Janeiro, dá a dica: “Consumir diariamente a frutinha asiática goji berry é uma alternativa para quem deseja combater os radicais livres graças ao alto teor de vitamina C, que é um potente antioxidante das células do organismo”, explica.


Inimigo número 2 - Excesso de maquiagem: calma, não vamos levantar a bandeira contra o santo make de todo dia! Mas saiba que o excesso de produtos no rosto pode causar um efeito contrário na sua beleza. “A maquiagem obstrui os poros, principalmente se não é retirada correta e completamente no fim do dia. Além disso, é preciso ter cuidado com as reações alérgicas que elas podem causar”, salienta a dermatologista Mamy Honda, de São Paulo.

 

Arma: demaquilante oil-free + sabonete facial + tônico + sérum com ação restauradora são o combo para combater qualquer resíduo que possa ficar na pele.


Inimigo número 3 - Sol: você já ouviu a ordem mil vezes e nós vamos repetir: deve-se usar protetor solar diariamente no rosto. “Além de manchar a pele, a radiação solar destrói as fibras colágenas e elásticas da pele o que leva a flacidez”, afirma a dermatologista carioca Karla Assed.

 

Arma: protetor solar de textura leve e livre de óleo com FPS 60 aplicado a cada três horas. “Ingerir licopeno em cápsulas é uma excelente forma de evitar a oxidação da pele após a exposição solar, prevenindo o envelhecimento”, indica a nutricionista Carla Faedo, da clínica Les Peaux, do Rio de Janeiro.


Inimigo número 4 - Desidratação: a falta de água no organismo pode proporcionar malefícios ao corpo, como ressecamento da pele, perda de brilho e viço.

 

Arma: tomar dois litros de água por dia, no mínimo. “Deve-se manter sempre a pele hidratada. Isso vale também para pele oleosa que, no caso, deve receber um hidratante próprio para esse tipo de pele”, sinaliza a dermatologista Carla Vidal.

 

Inimigo número 5 - Automedicação: nada mais natural do que desejar o produto que fez milagres na pele, cabelo ou corpo da sua amiga, certo? Não! Aquilo que funciona bem no organismo de uma pessoa não necessariamente reagirá da mesma forma com a outra. “Ao se automedicar em buscar de soluções o resultado pode ser negativo, pois cada problema tem uma causa, embora a consequência pareça a mesma”, alerta a dermatologista Mamy Honda.

 

Arma: aqui, a única sugestão mesmo é procurar um dermatologista de sua confiança e obter o tratamento correto para sua pele.


Inimigo número 6 - Vento: cabelos soltos ao vento associado à umidade favorece a quebra das madeixas por criar nós. “Na hora de desembaraçar sempre há tensionamento dos fios”, sinaliza a hairstylist Zenilda Araújo, do ZCoiffeur, do Rio de Janeiro.

 

Arma: pentes de dentes largos e cremes para pentear são ótimas pedidas na hora de pentear os cabelos pós-ventania.


Inimigo número 7 - Cloro: a combinação sol e piscina pode ser fatal para a beleza dos cabelos, ainda mais os coloridos, como os loiros, que sofrem com a despigmentação da cor assim que entram em contato com o cloro. “A química existente na água da piscina reage com a do cabelo, deixando o cabelo poroso e desidratado”, explica o beauty artist Gustavo Almeida, do salão Espaço Be, de São Paulo.

 

Arma: aplicar protetores capilares resistentes à água e lavar o cabelo com água potável sempre que sair da piscina são a salvação neste caso.


Inimigos número 8 - Secador e chapinha: o atrito e o excesso de calor nas madeixas causados por estes dois acessórios podem prejudicar a saúde dos fios em pouco tempo. Quebra, frizz e ressecamento são as queixas mais comuns entre as mulheres que utilizam constantemente secador e chapinha. Se você não abre mão de cabelos secos e lisos todo o tempo, deve redobrar a atenção no quesito hidratação.

 

Arma: tenha sempre um leave-in térmico na prateleira para chamar de seu. O produto é o amigo da vez quando o assunto é blindar os fios da agressão feita pelo calor da chapinha ou secador. “Passar minutos antes da secagem ou alisamento impede que a alta temperatura quebre ou queime os fios. Misturar o produto com três gotinhas de óleo de argan ou ojon garante ainda mais emoliência na hora de passar a escova ou o pente”, sugere o beauty artist Gustavo Almeida, do Espaço Be, de São Paulo.

 
Inimigo número 9 - Água do mar: mergulhos na praia podem render um cabelo desidratado, rígido e sem brilho, uma vez que o sal retira a água e os lipídios (gordura natural) dos fios. “Deixar o cabelo secar com a água do mar desestrutura o fio, causando frizz e volume excessivo, além de gerar nós nas pontas”, salienta Zenilda Araújo.

 

Arma: lavar religiosamente os fios com água doce após o banho de mar e aplicar doses extras de leave-in condicionador com protetor solar e silicone na fórmula.

 
Inimigo número 10 - Intestino preguiçoso: quando as visitas ao banheiro não são frequentes, as toxinas se acumulam no organismo prejudicando todo o funcionamento do corpo. O resultado? Pele com acne, cabelos fracos, unhas quebradiças e gordura extra.

 

Arma: frutas laxativas logo pela manhã estimulam o funcionamento do intestino e criam uma rotina na ida ao banheiro. “Ingerir levedo de cerveja em cápsulas é um ótimo coadjuvante na melhora da função intestinal. Por conter vitaminas do complexo B, o ativo favorece a renovação celular e a desintoxicação do organismo por meio do sistema digestivo e excretor”, diz a nutricionista Carla Faedo. 

 

 

 

Fonte: IG/ São Paulo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.