20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
20/12/2014

Espi inicia movimento para formar rede de escolas de governo

Foto: Tácio Melo

A Escola de Serviço Público Municipal (Espi), da Prefeitura de Manaus, irá formalizar, nos próximos dias, uma série de parcerias visando à formação de uma rede de escolas de governo, com ações voltadas à qualificação dos serviços oferecidos à população. A diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, explica que, com a as parcerias, ficará mais fácil o intercâmbio de informações entre as instituições e, também, de vagas entre as escolas.


Luiza Rebelo destaca que a ideia é que, futuramente, as escolas de governo atuem de forma integrada, por meio de projetos que ofereçam um conjunto de ações educacionais, que reforcem a qualificação dos servidores e de todos que prestam serviço à população. “A proposta é que essas escolas, que tratam de políticas públicas, se unam através de cooperação técnica e construam as bases para que a população possa usufruir de serviços cada vez mais qualificados”, ressalta Luiza Rebelo.


O primeiro termo de cooperação técnica deste gênero já foi assinado com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Governo do Estado, formalizando uma parceria que se intensificou ao longo de 2014. Até a próxima semana, serão firmados acordos também com a Escola de Contas Pública (ECP), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade do Legislativo Amazonense (Unialeam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A receptividade dos parceiros a esse movimento, na avaliação de Luiza Rebelo, mostra o compromisso com a cidade de Manaus. A diretora da Espi frisa que com a UEA a parceria se dará por meio da oferta de cursos na modalidade de educação à distância e também da disponibilização de 500 assinaturas na biblioteca virtual da instituição.

 


Foto: Tácio Melo


A diretora geral do Cetam, Joésia Pacheco, afirma que a parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado se dá em diversos segmentos e uma dessas áreas é a capacitação dos profissionais que atuam na cidade. Ao longo desse ano, segundo ela, foi possível perceber o fortalecimento desse trabalho. “Nós atuamos em 2014 com os camelôs e mototaxistas. Esperamos ampliar o alcance para outras categorias, porque o que queremos conquistar é a qualidade do serviço prestado na nossa cidade, que esteja em um nível adequado e somente com a capacitação isso é possível”, reforçou.


De acordo com Joésia Pacheco, os profissionais que foram qualificados (mototaxistas e ex-camelôs) podem agora dizer que estão mais capacitados na profissão que exercem, para prestar serviços de melhor qualidade para a sociedade. “O Cetam tem todo interesse em manter a parceria com a Espi no próximo ano, colocando-se à disposição para promover a qualificação de outros segmentos profissionais", garante Joésia Pacheco.


Para o diretor executivo da Escola de Contas Públicas do TCE, Harleson Arueira, além do intercâmbio entre as instituições, o termo de cooperação vai proporcionar uma convergência de esforços pela melhor qualificação do servidor. “Nós estamos muito felizes com essa parceria, pois o incentivo à capacitação é nosso principal objetivo”, disse o diretor.


A diretora da Unialeam, Jaqueline Ferreti, lembra que já há um movimento em todo o País para que as escolas de governo trabalhem de forma integrada e essa parceria com a ESPI vem ao encontro dessa proposta.
De acordo com a Pró-Reitora de Planejamento (Proplan) da UEA, Fabiana Lucena Oliveira, a parceria vai permitir que a partir de agora os servidores, tanto da capital quanto do interior, possam participar do programa de pós-graduação à distancia da instituição. “O laço da universidade com a Prefeitura de Manaus, por meio da Espi, vai ser fortalecido após a assinatura desse termo de cooperação”, disse Fabiana Lucena.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.