19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
14/12/2014

Estátua de Tom Jobim é inaugurada em Ipanema

Foto: Foto: Glaucon Fernandes/Eleven/Estadão Conteúdo

Ela mostra um Tom jovem caminhando em direção ao Leblon com um violão no ombro

A praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, ganhou uma homenagem a um dos personagens mais icônicos da música brasileira: o maestro compositor Tom Jobim. Autor da clássica e mundialmente famosa Garota de Ipanema, Tom morreu há exatos 20 anos.

 

A estátua fica posicionada na entrada do Arpoador, na altura da avenida Francisco Bhering. A obra é assinada pela artista plástica Christina Motta.

 

Uma estátua em homenagem ao cantor e compositor Tom Jobim foi inaugurada na última segunda-feira (8), na orla da Praia de Ipanema, Zona Sul do Rio, no início da Avenida Vieira Souto, próximo ao Arpoador. Antes da inauguração, o sexteto Terra Brasilis, escolhido pela família do compositor, se apresentou para o público.

 


Estátua em homenagem a Tom Jobim é inaugurada na orla de Ipanema, Rio (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

 

A cerimônia foi realizada exatamente 20 anos após a morte do músico. Familiares e amigos de Jobim estiveram presentes no evento, assim como a escultora Christina Motta, autora da obra. Christina disse que se baseou em uma foto em que Tom estava com Vinicius de Moraes para fazer a estátua.

 

Autora de sete esculturas em Armação de Búzios, na Região dos Lagos, entre elas a da atriz francesa Brigitte Bardot, Christina contou que levou pouco mais de quatro meses para concluir a encomenda feita pela Prefeitura do Rio para comemorar os 20 anos de saudades de Tom Jobim.

 

 

"Escolhi fazer o Tom bonito, quando ele estava no auge, nos anos 60. A foto que usei como base é bem significativa, pois ele e Vinicius tinham acabado de fazer uma sinfônica em Brasília", explicou a autora da obra.

 

 

Segundo Paulo Jobim, filho de Tom, a estátua não poderia ter ficado em lugar mais significativo para o criador da "Garota de Ipanema".

 

"Ele era um menino do Arpoador. Adorava vir aqui para pescar e pegar 'jacaré' na praia. Ele agora vai ficar aqui, ser visto é lembrado por todos. Achei lindo, muito simpática essa figura carregando o violão", disse Paulo Jobim.

 

A viúva de Tom, Ana Jobim, também aprovou a escultura. "Retrata bem ele nos anos 60. E a inauguração nesse dia lindo é perfeita. Gostei do violão que também era uma marca dele, como o piano. Uma homenagem emocionante", disse Ana Jobim.

 

 

O Secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, disse que realizou um sonho de 20 anos ao prestar uma homenagem ao compositor que cantou a cidade e principalmente Ipanema para o mundo.

 

"Já pedimos uma instalação de uma câmera para evitar vandalismos. Esperamos que ela não seja necessária, que a população saiba cuidar de seus ícones e patrimônio com respeito. De qualquer maneira agora ele está imortalizado e pode ser visto e apreciado todos os dias", disse o secretário.

 

Carreira


Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim, era maestro, pianista, cantor, arranjador, violonista e um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Um dos criadores e principais forças da bossa nova, ao lado de João Gilberto e Vinicius de Moraes, é autor de músicas como "Garota de Ipanema" e "Samba do avião", que se tornaram símbolos do Rio de Janeiro e são tocadas até hoje no mundo inteiro.

 

"Ele ficou conhecido internacionalmente pela bossa nova, mas o Tom passa por modinha, o choro, por baião. Ele é um grande retratista do Rio, enfim é o gênio que a gente sabe que ele é", contou o jornalista Antônio Carlos Miguel.

 

 

Em 1964, competindo com os Beatles, os Rolling Stones e Elvis Presley, Tom Jobim ganhou o Grammy de Música do Ano com a "Garota de Ipanema". Frank Sinatra, depois de gravar os songbooks de grandes mestres americanos, dedicou dois albuns à obra de Tom Jobim.

 

O compositor e maestro morreu em 8 de dezembro de 1994, em Nova York, vítima de uma parada cardíaca enquanto lutava contra um câncer. Ele tinha 67 anos.

Fonte: folha.uol.com.br

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.