24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
19/09/2014

Experiências de sucesso na área da saúde serão premiadas nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM) entregarão os certificados e prêmios da 1ª Mostra Assistência Farmacêutica e da 1ª Mostra Apoio e Diagnóstico, nesta sexta-feira, 19, às 19h, no Salão Solimões, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro. As mostras reuniram 16 trabalhos de experiências bem-sucedidas executadas pelos profissionais de saúde da rede municipal.

  

Durante o mês de agosto, os trabalhos puderam ser inscritos na sede da Semsa. Os profissionais da saúde desenvolveram projetos em unidades das zonas urbana e rural, incluindo a área fluvial. Durante toda esta quinta-feira, 18, os 16 trabalhos foram apresentados no auditório da sede da secretaria para a subsecretária de Gestão da Saúde, Lubélia Sá Freire. “Nós estamos satisfeitos com os resultados. Todos os trabalhos têm qualidade e o melhor é que parte deles está sendo aplicado nas nossas unidades de saúde”, disse a subsecretária.

  

Os trabalhos foram avaliados pelos profissionais indicados pelo Conselho Regional de Farmácia. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, o evento visa incentivar a produção técnico-científica voltada ao acesso e promoção do uso racional de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e ao acesso, promoção e utilização dos serviços laboratoriais.

 

“A mostra é uma forma de premiar e reconhecer o mérito das atividades desenvolvidas por profissionais farmacêuticos e bioquímicos de forma inovadora nos serviços de saúde e que estão impactando diretamente e positivamente na oferta dos serviços de saúde para a população de Manaus”, destaca Homero de Miranda Leão.

 

Categorias

  

A Mostra de Assistência Farmacêutica incluiu trabalhos em cinco categorias: Rede de Atenção à Saúde – RAS e a Assistência Farmacêutica – AF; Organização no município; Interação com o NASF / Atenção Básica; Uso racional de medicamentos; e Humanização do atendimento.

 

A Mostra de Apoio e Diagnóstico tem as seguintes categorias: Bacteriologia Clínica; Bioestatística e Bioinformática; Bioquímica Clínica; Biossegurança e Saúde Ocupacional; Citologia Clínica; Diagnóstico Laboratorial Baseado em Evidência; Endocrinologia e Metabologia; Ensino das Análises Clínicas e Educação Continuada; Gestão e Legislação de Laboratórios Clínicos; Hematologia Clínica e Imunohematologia; Imunologia Clínica; Líquidos Biológicos e Urinálise; Metodologia Científica e Bioética; Parasitologia Clínica; Qualidade e Acreditação de Laboratórios Clínicos; Saúde Pública e Vigilância em Saúde e Ambiental; Toxicologia Clínica e Doping; Virologia Clínica.

  

A coordenadora do evento, a farmacêutica Mie Muroya Guimarães, explica que foram escolhidas as principais categorias no que se refere aos serviços de farmácia e de apoio e diagnóstico. “A premiação da mostra vai observar critérios como a contribuição para a consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS (universalidade, integralidade, equidade e resolutividade); o grau de consonância dos trabalhos/experiências com as políticas nacionais, o impacto sobre as práticas de saúde, na gestão e/ou nos indicadores de saúde; a sustentabilidade e continuidade dos trabalhos para a melhoria do SUS e dos serviços de saúde e o potencial de inovação no serviço público”, destacou a farmacêutica.

 

Prêmio professor Sebastião Ferreira Marinho

  

Nesta sexta-feira, 19, serão entregues ainda as comendas aos vencedores do prêmio professor Sebastião Ferreira. Organizado pelo CRF/AM, a outorga é concedida às pessoas da área da saúde que se destacaram em 2013 por seus relevantes serviços à classe farmacêutica e à sociedade. A premiação que já está em sua 5ª Edição faz parte da programação do Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado no próximo dia 25 de setembro.

 

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas, Ednilza Guedes, o professor Sebastião Ferreira Marinho, que dá nome à premiação, se dedicou por 30 anos, em prol da profissão farmacêutica e a realização das duas premiações juntas é importante, principalmente, por valorizar as conquistas e transformações que os farmacêuticos deste Estado têm experimentado nos últimos anos. “Estamos vivendo um novo momento para os profissionais da área de farmácia, pois tivemos nosso reconhecimento ampliado e devidamente reconhecido com a publicação da Lei n.13.021/14, que dá status de estabelecimento de saúde às farmácias e drogarias e ganhamos em agosto uma das maiores fábricas de medicamentos sólidos da América Latina e uma das mais modernas do mundo, ampliando um novo horizonte aos farmacêuticos do Amazonas”, aponta Ednilza Guedes. O evento contará com a presença do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João.

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.