17 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
30/10/2014

Fisiculturismo vem conquistando novos adeptos em Manaus e consagrando atletas na modalidade

Foto: Divulgação / Senjel

Phablo Henrique é campeão da Copa Manaus de Fisiculturismo e Fitness

Cresce em Manaus o número de pessoas que recorrem às academias com o intuito de definirem os corpos e chamarem a atenção pelos portes físicos, torneados de músculos.

 

A afirmação é do fisiculturista amazonense Bernardo Cesarino, 32, atual campeão sul-americano da modalidade. Ele acumula ainda na bagagem os títulos de atual campeão brasileiro de Fisiculturismo e campeão Norte-Nordeste na categoria Overall. 

 

Nesta quinta-feira, 30 de outubro, data em que se comemora o Dia do Fisiculturista, Bernardo, que recentemente retornou da Inglaterra, onde participou do Mister Universo 2014 na cidade de Southport, e garantiu o sétimo lugar na classificação geral do evento, que ocorreu no dia 25 de outubro, declarou que a modalidade vem conquistando novos adeptos em Manaus.

 

“Meu maior orgulho é poder representar o Estado em todas as competições. O trabalho é árduo, mas o resultado final é o reconhecimento de todas as pessoas que curtem e apoiam o fisiculturismo”, comentou Bernardo, que destacou ainda que a capital tem grande potencial no que diz respeito a representantes da modalidade.

 

Phablo Henrique

 

Para participar da competição, Cesarino contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Com 118 kg e 2% de gordura corporal, Bernardo é considerado atualmente um dos principais nomes do fisiculturismo do Norte do País. 

 

De acordo com secretário da Semjel, Elvys Damasceno, a Prefeitura de Manaus tem um cuidado especial em incentivar fisiculturistas e atletas amadores que praticam essa modalidade esportiva, que ganha a cada dia novos adeptos. “O fisiculturismo é uma das atividades que mais crescem no País. A prefeitura vem acompanhando esse crescimento e está à disposição para sempre apoiar eventos e atletas desse esporte, que tem grandes representantes no Estado. Parabéns a todos os fisiculturistas da nossa cidade”, enfatizou.

 

Referências 

 

Representado a nova geração de fisiculturistas, Phablo Henrique, 16, campeão da Copa Manaus de Fisiculturismo e Fitness, e Bernardo Cesarino levam o nome do Amazonas para competições nacionais e internacionais. 

 

Os fisiculturistas precisam de muito esforço físico para moldarem os corpos. Para isso, os atletas necessitam de uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e repouso para desenvolver o trabalhado na academia. A modalidade esportiva começou entre as décadas de 20 e 30, na época em que os homens buscavam simetria, definição, e proporção corporal.

 

Bernardo Cesarino  é o atual campeão sul-americano de fisiculturismo (Fotos: Divulgação) 

 

A primeira competição de fisiculturismo foi disputada em 1940, em Chicago (EUA), quando consagrou o campeão John Grimek e logo depois se popularizou em outras partes do mundo, chegando ao Brasil nos anos 80. 

 

“Antes de embarcar e começar a fazer musculação e ganhar músculos é preciso ter cautela”, explica a fisioterapeuta Suelen Oliveira, que atua na profissão há mais de quatro anos.

 

“O fisiculturismo é um esporte como outro, tem que ter acompanhamento profissional, tanto de um educador físico como de nutricionista, caso contrário a pessoa que realiza essa atividade estará correndo sérios riscos de saúde”, advertiu Oliveira. 

 

Carreira 

 

Aos 16 anos, o atleta Phablo Henrique competiu pela primeira vez na Copa Manaus de Fisiculturismo e Fitness, que chega a sua 12ª edição e foi realizada no Teatro do Shopping Manauara, no último sábado, 25, sagrando-se campeão da Categoria Men’s Physique Junior, ficando em segundo lugar na categoria acima de 1,74 metros. 

 

O que era brincadeira de criança mudou quando ele começou a se interessar em se tornar um atleta profissional. Há três anos iniciou o treinamento de musculação. Ele conta que suas maiores influências foram atletas internacionais de fisiculturismo. “Sadik Hadzovic e Garen Boyajian me inspiraram a não somente ganhar músculos, mas me tornar um atleta profissional e representar essa modalidade esportiva que aos poucos vem ganhando espaço no País, que antes tinha como destaque somente o futebol”, ressaltou. 

 

Pesquisa 

 

Conforme pesquisa divulgada no dia 24 deste mês pelo Ministério da Saúde (MS), embora o brasileiro ainda tenha paixão pelo futebol, esse percentual vem diminuindo para o esporte que vem ganhando o gosto da população geral, a musculação. 

 

Ainda segundo a pesquisa, apesar do crescimento dos praticantes de musculação, a caminhada continua sendo a principal atividade física praticada pelos brasileiros, de acordo com 33,79% dos entrevistados. O público feminino continua sendo o que mais pratica caminhadas, totalizando 43,98%. 

 

Outra informação contida na pesquisa, que pode ser encontrada no site do MS, é a declaração da diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, de que o interesse da população brasileira é ter melhor qualidade de vida e mais saúde, conciliando com o crescimento da prática da musculação. 

 

“A caminhada, geralmente, é muito popular junto ao público feminino, e a primeira atividade física que a população escolhe para começar a se exercitar. Já o futebol é preferido pelos homens, mais jovens, e está muito arraigado na cultura do País. Não raro, amigos se encontram para jogar uma partida de futebol no fim de semana. Já a musculação, é uma atividade contratual, em que é necessário se matricular, buscar um estabelecimento e passa a ser um compromisso agendado na semana”, concluiu Deborah. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.