29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
15/12/2014

Governador José Melo inaugura ponte e anuncia novos investimentos em Eirunepé

Foto: Roberto Carlos/Agecom

Eirunepé será o polo médico da região do Juruá

O governador do Amazonas, José Melo, anunciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, que Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus em linha reta) será polo médico da região do Juruá do programa “Pronto Especialista”. Em viagem ao município para a inauguração da ponte Sérgio Paulo Tomaz Filho, que interliga o centro da cidade aos bairros, o governador anunciou investimentos nas áreas de infraestrutura e habitação, com a implantação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés (Prosamim) e obras na revitalização do sistema viário.


A construção da ponte está incluída nas ações de revitalização das ruas que vão atender toda a cidade. O investimento totaliza R$ 16 milhões e prevê, ainda, obras de recapeamento asfáltico, tapa-buraco e calçada. A primeira fase já foi concluída pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).


Melo desembarcou pela manhã em Eirunepé. A agenda começou com visita técnica ao Hospital Vinícius Conrado. Acompanhado do prefeito Joaquim Bara Neto e da secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar, Melo vistoriou a unidade de 60 leitos e determinou sua reforma para adequação ao programa “Pronto Especialista”. O projeto de revitalização será elaborado pela Seinfra e Secretaria Estadual de Saúde (Susam) em janeiro.


Equipes permanentes

 

Entre as principais propostas do programa de governo de Melo para a área de saúde, o “Pronto Especialista” vai montar equipes permanentes de médicos de cinco especialidades em hospitais de 14 cidades do interior. Com os polos, o Governo do Estado vai oferecer atendimentos e cirurgias até na média complexidade, evitando a necessidade de deslocamento de pacientes para Manaus. As equipes se revezarão nas cidades em períodos regulares de 15 dias, garantindo a presença constante dos profissionais.

 

Foto: Roberto Carlos/Agecom


“Significa transformar 14 polos de saúde plena. Aqui, em Eirunepé, será um desses polos. Vamos fazer em Eirunepé o polo do Juruá. Teremos aqui cinco médicos especialistas, inclusive um cirurgião, para que a população precise ir a Manaus somente nos casos de alta complexidade. Quando uma equipe sair, a outra assume de forma a não faltar médicos”, explicou o governador, anunciando o início do funcionamento do mamógrafo na unidade nesta semana.


Moradores destacam importância da obra

 

As novidades foram anunciadas pelo governador durante a inauguração da ponte, que fica no centro do município. Mesmo com leve chuva, a população foi às ruas prestigiar o início do funcionamento do empreendimento viário. O agricultor Manoel Ferreira, 63, acompanhou com entusiasmo a abertura ao lado da esposa. Ele mora próximo da ponte e lembra que as condições de travessia eram precárias com a ponte de madeira.

 

Foto: Roberto Carlos/Agecom


“Era uma área difícil de a gente passar e agora tá bem organizada. A gente espera é que facilite mais as coisas com o Melo”, disse, falando ainda da recuperação de ruas como a do aeroporto. “Antes, ali, quem tinha carrinho pequeno não conseguia passar”, sintetizou.


A técnica em administração e moradora do bairro de Fátima, Rose Victor, 47, destacou a importância da construção para o município. “Essa era uma obra muito esperada e que só agora foi concretizada, depois de vinte anos. É um grande alívio e um momento de muita importância porque essa ponte liga o Centro com outros bairros”, enfatizou.

 

Roberto Carlos/Agecom


Estudo técnico

 

A região no entorno da ponte, que foi aterrada há alguns anos, deve receber intervenções do Prosamim, adiantou José Melo. O programa também chegará aos bairros Vila do Cacau e Baixada, onde o levantamento social das famílias será realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).


“Nessas áreas será feito o estudo técnico para a construção das praças, quadras e ginásio poliesportivo. Na Vila do Cacau e Baixada, as famílias serão cadastradas e vamos fazer conjunto habitacional em terra firma”, afirmou o governador.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.