Governo do Amazonas mobiliza 1.300 servidores da segurança pública para o Boi Manaus como evento-teste da Copa de 2014 | Portal do Antônio Zacarias

Queres pôr isto no teu website? Clica aqui!

Manaus, 29 de Julho de 2014

A Entrevista Amazônia Arte e Fama Bizarro Concursos Copa 2014 Cultura e Eventos Curiosidades Economia Educação Eleições 2014 Ensaio Sensual Esporte Geral Interior em Destaque Internacional Manaus Manchete Meio Ambiente Memória Mulher Novelas Olhar Indiscreto Política Segurança Social Tecnologia
Vídeos Rádio do Zaca Galeria de Imagens
Pesquisar Cadastrar
Pesquisar Cadastrar
Portal Classificados

Ultimas noticias

Notícia / Segurança

26/10/2013
Governo do Amazonas mobiliza 1.300 servidores da segurança pública para o Boi Manaus como evento-teste da Copa de 2014

Foto: Roberto Carlos / Agecom
A ação é um evento-teste para os órgãos de segurança com vistas à realização da Copa do Mundo da Fifa no próximo ano em Manaus

O Governo do Amazonas mobiliza 1.300 servidores da segurança pública em evento do Boi Manaus, que iniciou na noite de sexta-feira e encerra neste sábado (25 e 26 de outubro), no Sambódromo. A estratégia de segurança ocorre integrada com órgãos públicos das esferas municipal e federal, seguindo o mesmo padrão a ser executado durante a Copa do Mundo FIFA 2014TM.

 

A ação conta com servidores das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, com 1.300 pessoas; 800 servidores de órgãos municipais e 700 militares das Forças Armadas. Toda a ação é supervisionada pela Comissão Estadual de Segurança Pública para Grandes Eventos (Csige), que articulou o planejamento para tornara festa do Boi Manaus como evento-teste para os órgãos de segurança com vistas à realização da Copa do Mundo da Fifa no próximo ano em Manaus.

 

Além do efetivo em campo, a estratégia conta com uma estrutura tecnológica para auxiliar a parte de monitoramento e controle (foto abaixo). Um Centro de Comando e Controle Regional (CICC-R) foi montado no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Toda a estrutura do Ciops, inclusive os atendimentos pelo 190, 193 e Central de Monitoramento, se mantém de prontidão para qualquer eventualidade.

 

Foto: Roberto Carlos / Agecom

 

Além disso, um Centro de Comando e Controle Local (CICC-L) está instalado no Sambódromo para funcionar nos dois dias de festa. No centro estão os representantes de todos os órgãos integrantes da segurança. Na sala operacional funciona uma central de monitoramento das sete novas câmeras instaladas em vários pontos do Sambódromo, além das 12 que normalmente funcionam dentro da área do perímetro de interesse da Segurança Pública.

 

O coordenador da UGP COPA, Miguel Capobiango Neto, destacou a importância da integração e emprego dos recursos disponíveis para a Segurança Pública. “Todas as preocupações no planejamento, nas previsões, nos ensaios que temos feito com toda a equipe de segurança do Estado e da Prefeitura, e agora agregando as Forças Armadas, são importantes nesse processo que é fundamental para nós”, disse Capobiango.

 

Operação Integrada

 

O coordenador da Csige, coronel Dan Câmara, explicou que o modelo de segurança empregado no Boi Manaus 2013 é baseado na integração das instituições e no princípio da liderança situacional, em que os órgãos assumem a liderança da atuação de acordo com a natureza da ocorrência. “A nossa intenção é desenvolver uma operação integrada, na qual todos os órgãos envolvidos no planejamento consigam enxergar o plano do outro. Com isso, nós otimizamos o emprego dos recursos e entregamos serviços de excelência à sociedade”, enfatizou Câmara.

 

Foto: Roberto Carlos / Agecom

 

A operação também conta com ações da Marinha, Exército e Aeronáutica que, de acordo com o general Franklimberg Ribeiro, chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia (CMA), estão com pessoal de prontidão para qualquer eventualidade. “É a primeira vez que as Forças Armadas treinam juntas em âmbito estadual. Para nós é motivo de muito orgulho contribuírmos para o sucesso do evento”, declarou o general.

Leia Mais:

Comentários:
Não há comentários ou sob avaliação
Enviar comentário:




Copyright © 2013 - Portal do Antônio Zacarias - Todos os direitos reservados. Administração: T.I. do Portal do Zacarias