20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
02/05/2015

Governo do Estado investe em cursos de mecanização agrícola no Amazonas

Foto: Fotos: Divulgação/Idam

O evento segue até 27 de maio e tem como objetivo capacitar os produtores para operar tratores agrícolas de pequeno, médio e grande porte

Iniciará no dia 11 de maio, mais uma etapa de capacitações sobre mecanização agrícola para aproximadamente 60 agricultores familiares dos municípios de Tonantins, Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença. O evento segue até 27 de maio e tem como objetivo capacitar os produtores para operar tratores agrícolas de pequeno, médio e grande porte.


A atividade faz parte do Projeto de Mecanização Agrícola desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e será realizado nos 62 municípios.

 

Fotos: Divulgação / Idam


Para o diretor-presidente do Idam, Edimar Vizolli, o projeto permite ao produtor desenvolver as atividades de campo com menos esforço físico. “Com isso queremos proporcionar ao agricultor familiar melhor qualidade de vida realizando uma atividade que é tão necessária para o Estado”, disse Vizolli.


De acordo com o técnico em agropecuária do Idam e instrutor do curso, Luiz Alberto Lira da Cruz, o projeto busca mecanizar áreas de capoeira e degradadas como forma de evitar novos desmatamentos, além de aumentar a produtividade agrícola dos municípios.


“Uma área de 1 hectare cultivada com mandioca de forma tradicional, sem mecanização apresenta um rendimento em média de 10 toneladas de raiz, enquanto que a área cultivada de forma mecanizada e adubada, pode chegar até 30 toneladas”, explicou o técnico.

 

Fotos: Divulgação / Idam


Outros municípios beneficiados - Na comunidade São Francisco Caramuri, localizada no Baixo Rio Preto da Eva, na rodovia AM-010, dez agricultores foram capacitados para operar o trator agrícola MF 4297 equipado com grade aradora, roçadeira hidráulica, lâmina frontal e carroça. O equipamento foi adquirido por meio de convênio firmado entre o Idam e Fundo de Promoção Social (FPS).

Segundo Luiz Alberto, nessa localidade a ação beneficiou inicialmente mais de 20 agricultores, cada um com 1 hectare de área mecanizada.“A mecanização certamente trará um aumento na produção de mandioca, abacaxi e outras culturas cultivadas na comunidade”, afirmou.


Nos municípios de Beruri e Lábrea, foram capacitados mais de 70 agricultores familiares. A próxima etapa de capacitações que iniciará no mês de junho, beneficiará os produtores de São Sebastião do Atumã, Urucará e Autazes.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.