29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
22/07/2014

Governo do Estado registra 1,7 mil testes nos dois primeiros dias da Campanha de Prevenção às Hepatites

Foto: Reprodução

A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, informou a adesão da população superou as expectativas

Cerca de 1,7 mil pessoas realizaram testes rápidos das hepatites B e C, sífilis e HIV, apenas nos dois primeiros dias da Campanha Estadual de Prevenção às Hepatites Virais, que começou na última sexta-feira (18) e prossegue até o dia 30 deste mês. A atividade é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e está sendo executada pela Coordenação Estadual de DST-AIDS e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). A expectativa é que até o final da campanha sejam registrados 41 mil exames de hepatites em 25 municípios do Amazonas e na capital, Manaus.

 

De acordo com a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, a adesão da população superou as expectativas. Ela lembra que, além dos testes, estão sendo ofertadas à população, doses da vacina para a imunização da hepatite B, além da distribuição de 300 mil folders educativos. “O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, tratamento e diagnóstico precoce da doença. A procura pelos testes e a aceitação por parte da população, até o momento, estão acima do esperado. Em apenas dois dias, também distribuímos cerca de 22 mil preservativos”, destacou.

 

A atividade, na última segunda-feira (21), foi desenvolvida no Centro de Convivência da Família do Mutirão - em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) -, Serviço Social da Indústria (Sesi), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Fundação Alfredo da Mata (FUAM). Todas as fundações de referência e policlínicas da rede estadual de saúde estão com programações específicas para a campanha. Algumas ações estão sendo realizadas com o apoio das secretarias municipais de saúde, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Programa Galera Nota 10, além das Organizações da Sociedade Civil Fórum de OSC-AIDS, Fórum LGBT do Amazonas, Associação Garotos da Noite, Associação Arara dos municípios de Borba e Manicoré, Rede Amizade e Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS.

 

Maria das Graças Alecrim, diretora da FMT-AM

 

Os municípios que estão participando da programação são: Manacapuru, Manicoré, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Tabatinga, Urucará, Coari, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Boca do Acre, Lábrea, Eirunepé, Carauari, Itamarati, Juruá, Tefé, Maués, Nhamundá, Novo Aripuanã, Barcelos, Urucurituba e Manaquiri.

 

Segundo a técnica responsável pela vigilância epidemiológica da Coordenação Estadual de DST-AIDS e Hepatites Virais, psicóloga Cristianne Benevides, além dos 20,5 mil testes rápidos ofertados para cada tipo de hepatite, estão sendo oferecidos, ainda, outros 41 mil de HIV e sífilis. Ela destacou que a ideia é que, após o término da campanha, o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante, unidade móvel da instituição, seja levado às várias zonas de Manaus, para a realização de testes rápidos. Ela destacou que o cronograma a ser executado está em fase de elaboração. A ação deve seguir até o final do ano.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.