28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
20/11/2014

Governo quer acelerar recuperação de áreas abandonadas na Amazônia

Foto: Reprodução / Internet

Desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, projeto mapeia uso das áreas desmatadas

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta quarta-feira (19) que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai divulgar neste ano os dados do projeto TerraClass até 2012.

 

Desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o projeto mapeia o uso das áreas desmatadas na Amazônia.

 

Os últimos dados referentes a 2010 apontavam que 22% da área desmatada até 2009 (165,2 mil km²) consistiam de áreas abandonadas, e que estavam em processo de regeneração.

 

As áreas de pastagens eram o maior percentual, ocupando 66% do total desmatado (460 mil km²). E a agricultura anual ocupava 5,4% do total de desmatamento (40 mil km²).

 

Para a ministra, é preciso acelerar o processo de recuperação das áreas abandonadas. Ela participou da 116ª Reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

 

A ministra afirmou ainda estar aguardando os dados do Inpe do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes), que avalia anualmente o desmate por corte raso na Amazônia Legal, com base em imagens de satélites.

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente / Portal Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.