18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
24/04/2015

José Melo entrega 100 novas viaturas e anuncia mais investimentos em segurança pública

Foto: Herick Pereira / Agecom

A entrega foi feita no sambódromo de Manaus

O sistema de Segurança Pública do Amazonas ganhou o reforço de 100 novas viaturas nesta sexta-feira, 24 de abril. Os veículos foram entregues pelo governador José Melo durante solenidade realizada no Sambódromo de Manaus, marcando o início do processo de renovação da frota de veículos das Polícias Civil e Militar. Com investimentos que totalizam R$ 60 milhões, até o final do mês de junho mais 700 novas viaturas serão integradas às forças de segurança em todo o Estado.


O primeiro conjunto de 100 novas viaturas entregues vai fortalecer o trabalho desenvolvido pelas Polícias Civil e Militar em Manaus e na Região Metropolitana. Os veículos são alugados por meio de processo licitatório e somam-se à frota atual de 320 viaturas próprias do Estado. Além de alimentar o programa Ronda no Bairro, esses novos veículos serão usados pelas tropas especializadas, como a Ronda Ostensivo Cândido Mariano (Rocam) e a Força Tática.

 

 

 

Ao lado do secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, do comandante-geral da PM, coronel Gilberto Gouvêa, e do delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, o governador vistoriou os novos veículos que entram em circulação esta semana. A frota recebeu bênçãos de representantes das igrejas católica e evangélica.

 


Dotados com tecnologia modernizada, como uma câmera em infravermelho que facilita o policiamento noturno, os veículos são de modelo diferente do usado anteriormente e representam economia da ordem de R$ 16 milhões para os cofres públicos, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).


“Estamos fazendo investimentos, mesmo em tempos de crise, melhorando os serviços que são essenciais à população. A segurança pública é uma área prioritária do meu governo. Apertamos os cintos, cortamos na própria carne, mas conseguimos garantir essa renovação e trabalhar para oferecer mais qualidade, com novos investimentos não só nas Polícias Civil e Militar, mas também no Corpo de Bombeiros e em todo o sistema”, declarou o governador José Melo.

 


A tecnologia embarcada das viaturas é composta por um tablet, rádio, GPS e seis câmeras. Cada carro possui um chip para consulta e transmissão de dados via-internet e controle de rotas operacionais. O conteúdo é armazenado e permite o controle das rotas e de gastos com combustível, por exemplo. “Avançamos na tecnologia embarcada com custo menor”, frisou José Melo.


O governador anunciou novidades para o setor de segurança pública este ano. Entre elas, a realização de concursos públicos para as Polícias Civil e Militar, com oferta de mais de cinco mil vagas para preenchimento ao longo dos próximos quatro anos. Em maio, um novo programa para o setor será lançado. É o ‘Todos Pela Vida’, que envolverá áreas do governo como a assistência social, o esporte e a cultura em ações de prevenção à criminalidade nos bairros.

 


José Melo afirmou que vai reforçar o combate ao tráfico de drogas ampliando o policiamento, as operações integradas entre as forças policiais e o setor de inteligência. Até março deste ano, as operações realizadas resultaram na desarticulação de quadrilhas e apreensão de 2,3 toneladas de drogas. “O recado para a bandidagem está claro. Sobretudo para o tráfico de drogas. Meu governo vai fortalecer o combate e lançar o ‘Todos Pela Vida’, para que com todo o aparato do governo nós possamos oferecer maior segurança e construir um futuro melhor para a juventude”, disse o governador, defendendo ainda o envolvimento das forças armadas na proteção das regiões de fronteira.

 


Novas viaturas - Do primeiro conjunto de viaturas entregues, 70 são para a Polícia Militar e 30 para a Polícia Civil. Os veículos são do modelo Renault Duster, S-10 e Pálio Weekend. Os carros Renault Duster serão destinados às Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) dentro do Programa Ronda no Bairro. Os demais modelos são para uso das tropas especializadas, como a Ronda Ostensivo Cândido Mariano (Rocam) e a Força Tática.


O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, ressalta que para garantir maior eficiência na locação das viaturas foram realizadas cinco licitações, sendo que duas ainda estão em processo. Uma comissão formada por representantes de cada órgão de segurança irá fiscalizar o cumprimento do contrato por parte das empresas.

 

Fotos: Herick Pereira / Agecom


Com os novos veículos, segundo Sérgio Fontes, as Polícias Civil e Militar irão reforçar a repressão de crimes na capital. “Com mais policiamento nas ruas, temos a expectativa da redução de crimes contra o patrimônio como roubos e furtos e também os crimes contra a vida, como os homicídios”, pontuou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.