29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
27/08/2014

Karatê, muay thai, taekwondo e capoeira: qual tem o chute mais efetivo?

Se você é fã de artes marciais, deve ter o seu palpite pessoal sobre a pergunta que fizemos no título, não é mesmo? Pois a National Geographic decidiu pôr à prova lutadores de quatro modalidades — karatê, muay thai, taekwondo e capoeira — para descobrir qual chute realmente é o mais efetivo.

 

 

Para isso, a equipe — que reúne especialistas em biomecânica, fisiologia esportiva, testes de impacto e profissionais de animação da indústria do cinema — avaliou o desempenho dos atletas em um ambiente controlado, comparando aspectos como vantagens, limitações e força de cada tipo de luta.

 

Qual é o mais eficaz?

 

 

Durante os testes, o pessoal da National Geographic utilizou 32 câmeras capazes de capturar o movimento por infravermelho, três câmeras de velocidade ultrarrápida e mais três câmeras de alta definição. Além disso, eles também usaram um saco para chutes equipado com um acelerômetro e prenderam mais um acelerômetro no tornozelo de cada atleta.

 

Tudo isso permitiu que os especialistas pudessem mapear e medir força, velocidade, equilíbrio, impacto muscular e ósseo, assim como o alcance dos golpes dos lutadores. Os atletas que participaram dos testes foram Lateef Crowder, que há 25 anos luta capoeira, Simon Rhee, faixa preta 7° dan em karatê, Levi Kurtovich, lutador de MMA e especialista em muay thai e, por último, Bren Foster, faixa preta 5° dan em taekwondo. Assista: 

 

 

Como você viu, o primeiro foi Lateef, que usou um golpe conhecido como “martelo”, que marcou quase 160 quilômetros por hora e uma força equivalente a mais de 815 quilos. Depois foi a vez de Rhee, cujo chute gerou uma força de 195 quilos e marcou quase 115 quilômetros por hora.

 

 

 

O próximo foi Kurtovich, que usou com um chute circular — também conhecido como “roundhouse kick” —, batendo quase 210 quilômetros por hora e 635 quilos de força; por último, veio Foster, com um chute que chegou a quase 220 quilômetros por hora e uma força de quase 1.045 quilos. Tudo isso se traduz em uma razão de 5,1 entre força e velocidade para o golpe de capoeira, 1,7 para o de karatê, 4,7 para o chute de taekwondo e 3,0 para o golpe de muay thai.

 

Veredito

 

 

De acordo com a equipe da National Geographic, apesar de a pancada de Foster ter sido a mais rápida e mais forte, o “martelo” de Lateef foi o chute que apresentou a maior razão entre força e velocidade, o que significa que o golpe da capoeira foi o mais efetivo das quatro modalidades de luta avaliadas. Mas... Por quê?

 

Segundo explicaram, o segredo do resultado está na física, pois a força do golpe dependa da massa e da aceleração. Assim, embora Lateef não tenha sido o mais rápido, seu chute apresentou a maior razão entre massa e aceleração em um único golpe.

 

Vale destacar que existem muitas outras variáveis — como peso, altura, idade, flexibilidade, força física etc. de cada indivíduo — que também influenciam na eficiência de um golpe, e que não sabemos como elas foram levadas em consideração durante os testes. De qualquer forma, o resultado não deixa de ser interessante, não é mesmo? O que você achou, caro leitor?

 

Fonte: YouTubeMoosin / Mega Curioso
Imagens: Wikipédia 1Wikipédia 2Capoeira Mandinga Amazing Pict 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.