25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
16/12/2014

Laboratório de Robótica e Automação Industrial da UEA desenvolve projetos e prepara alunos para o mercado de trabalho‏

Foto: Nathalie Brasil / Agecom

Também fazem parte dos equipamentos quatro Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), entre eles, três drones e um helicóptero

Inaugurado há um mês, o Laboratório de Robótica e Automação Industrial da Universidade ao Estado do Amazonas (UEA) vem desenvolvendo projetos de tecnologia para empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho por meio da aplicação na prática do conteúdo aprendido em sala de aula.

 

“Nós já trabalhamos com o desenvolvimento de tecnologia desde 2007, mas a criação de um lugar para ficarmos acomodados nos proporcionou uma estrutura adequada e um incentivo a mais para dar prosseguimento aos projetos”, explicou o coordenador do laboratório, professor Marivan Gomes.

 

 

O laboratório, que funciona na Escola Superior de Tecnologia (EST), na Zona Centro-Sul de Manaus, é do curso de Engenharia de Controle e Automação, mas também conta com alunos de Engenharia Mecânica, Informática e Engenharia de Computação. No total, os trabalhos envolvem 60 estudantes, sendo que 20 trabalham diretamente com os projetos e 40 atuam na área de pesquisa. O valor das bolsas varia de R$ 600 a R$ 3,2 mil.

 

Atualmente estão sendo desenvolvidos projetos para as empresas Samsung, Microsoft, Dowertech e Intelbras. São quatro projetos com a Samsung: testes de vida para televisão e de fonte de alimentação, software para linha de montagem e automação industrial. Para a Microsoft são desenvolvidos softwares para celulares; para a Dowertech há projeto de automação para medidores de energia elétrica.

 

 

 “A equipe trabalha na parte de Robótica de uma forma que consigamos melhorar a qualidade das empresas e, com isso, ter maior qualidade de seus produtos para oferecer à sociedade”, afirmou o coordenador, ressaltando que a instituição também está fechando uma parceria com a empresa Palladium para começar em janeiro o desenvolvimento de um projeto de automação.

 

Para o estudante Giovanni Ribeiro, 23, que está no 8º período do curso de Engenharia de Computação, o laboratório é muito importante para o desenvolvimento dos acadêmicos da área. “Aqui, a todo momento, entram projetos de pesquisa e desenvolvimento, e trabalhamos o tempo todo em diversas áreas de atuação. Isso é muito bom porque nós, como alunos, vamos adquirindo experiência no decorrer do curso antes mesmo até do estágio”, afirmou.

 

 

Estrutura – As instalações comportam os laboratórios de desenvolvimento de Software, Hardware, Mecânica, Novas Ideias, além de uma Máquina Fresadora. Também fazem parte dos equipamentos quatro Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), entre eles, três drones e um helicóptero.

 

As atividades são desenvolvidas nas seguintes áreas: Automação Industrial, Desenvolvimento de Aplicativos Mobile (Android, IOS e Windows Phone), Desenvolvimento de Softwares, Robótica, Tecnologia Assistiva e Visão Computacional.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.