16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
15/09/2014

Manaus ganha nova Delegacia de Polícia Civil para combater furtos de serviços

Foto: Divulgação

A delegacia foi inaugurada pelo secretário de Segurança, Paulo Roberto Vital, e pelos delegados geral e adjunto, Josué Rocha e Mário Aufiero

A Polícia Civil do Amazonas, com o objetivo de combater e coibir a prática de apropriação indevida dos serviços prestados à população, inaugurou na manhã desta segunda-feira (15), a Delegacia Especializada em Combate a Furtos de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS). A nova Especializada funcionará nas dependências do 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado na rua Belém, s/n, Parque Amazonense, bairro Nossa Senhora das Graças, na Zona Centro-Sul de Manaus.

 

O efetivo da nova unidade de polícia é formado por um Delegado Titular, quatro investigadores, um escrivão, além de dois estagiários e funcionará de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

Imagens fortes: Bandidos suspeitos de matar segurança de Chico Preto são mortos durante tiroteio, diz polícia

 

Segurança de Chico Preto é morto a tiros no bairro do Parque Dez; veja vídeo


Veja o que policiais fizeram com estes dois jovens em uma delegacia; veja e dê sua opinião

 

Prestigiaram a a solenidade de inauguração, o Secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Coronel Paulo Roberto Vital, que na ocasião representou o Governador; o Chefe da Casa Militar, Coronel Fernando Farias, representante do Prefeito de Manaus Arthur Neto; o Delegado Geral de Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha de Freitas, o Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, Mário Aufiero, e o Coronel Aroldo Ribeiro, subcomandante da Polícia Militar.

 

Armas, munição e colete balístico para a nova delegacoa (Foto: Divulgação)

 

Para o o Secretário de Segurança Pública, Coronel Paulo Roberto Vital, a implantação da delegacia vai dar mais força ao trabalho da Polícia Civil na elucidação de crimes dessa natureza. “Não é justo que os contribuintes que pagam seus impostos em dia para receberem um serviço de qualidade, sejam prejudicados por pessoas que querem ter o mesmo serviço, mas de forma irregular. Os famosos ‘gatos’ prejudicam toda a sociedade,” pontuou o secretário.

 

O Delegado Geral Josué Rocha ressaltou na inauguração da DECFS, que já chega a 17, o número de Especializadas entregues pelo Sistema de Segurança Pública aos cidadãos amazonenses. Conforme ele, pesquisas realizadas pelas próprias concessionárias apontam altos índices no furto desses serviços e a criação da delegacia é importante para que a parte apuratória seja feita mais apropriadamente.

 

“A Polícia Civil está disponibilizando os meios necessários para que as investigações sejam exitosas do início à sua conclusão e para para isso, contaremos com o trabalho da perícia técnico e científica no inquérito policial. Este, será remetido em seguida à Justiça para que ela julgue e faça a condenação daqueles que, por ventura, cometerem esses crimes”, pontuou Rocha.

 

O Delegado Alfredo Dabella será o Titular da nova Especializada. Ele enfatizou as punições para quem se apropria indevidamente dos serviços públicos. “O furto de energia, por exemplo, trás um prejuízo para toda a sociedade. A pessoa que comete esse crime pode ser presa em flagrante, porque a partir do momento que se conecta irregulamente à rede elétrica está se praticando o crime de forma permanente”, explicou. 

 

Da esquerda para a direita: Delegado Alfredo Dabella, delegado-geral Josué

Rocha e delegado-geral adjunto Mário Aufiero (Foto: Divulgação)

 

Crime previsto em Lei

 

Cabe destacar, que o crime de furto de serviços é amparado pelo artigo 155 do Código Penal Brasileiro, prevendo pena de um a quatro anos de reclusão e multa. A lei detalha ainda o delito como uma ação de “subtrair para si ou para outrem coisa alheia móvel”. Para orientar e conscientizar a população, Dabella explicou que nessa parte da legislação, inclui-se a apropriação indevida de água, pois segundo o delegado, pode ser feita a mensuração da quantidade do líquido furtado. No terceiro parágrafo do artigo, equipara-se à coisa “móvel”, energia elétrica ou qualquer outro serviço que tenha “valor econômico”, ou seja, enquadra-se aí também o furto de gás e serviços de telecomunicações.

 

Para denunciar crimes dessa natureza, a população pode entrar em contato nos telefones da DECFS: (92) 3622-7837/3622-7303 ou pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública, número 181. 

 

Índices chamam atenção 

 

Um dos principais furtos de serviços em Manaus é o de energia elétrica. Dados da Eletrobras Amazonas Energia apontam que, em Manaus o furto de eletricidade chega a 38%, o equivalente a mais de R$ 400 milhões em prejuízos por ano. O Amazonas ocupa o primeiro lugar no ranking dos Estados com maior índice de perdas comerciais no fornecimento de energia. Em outras capitais do país, a média varia entre 28 e 30% em perdas.

 

Para o diretor-presidente da concessionária, Radyr Gomes de Oliveira, a criação da Delegacia Especializada terá reflexos positivos na prestação do serviço ao usuário. “As pessoas que desviam energia elétrica prejudicam os consumidores legalizados. A criação dessa delegacia vai contribuir para a melhoria da prestação dos serviços. Além disso, quem furta energia elétrica corre o risco de acabar se ferindo ou, em casos mais graves, morrendo por conta da falta de conhecimento técnico ao manusear a rede elétrica e o uso de equipamento inadequado,” observou.

 

Uma pesquisa realizada pela concessionária de água Manaus Ambiental aponta que 780 milhões de litros de água por dia distribuídos à população são desperdiçados, e equivale a 40% do total disponibilizado para o consumo diário. Segundo a empresa, o uso incorreto da água distribuída, bem como a prática de ligações clandestinas, são os principais responsáveis pelos atuais índices.

 

Mais de 22 mil notificações por uso ilegal de água foram registrados em 2013, a maior incidência nas Zonas Norte e Leste. As irregularidades mais comuns, conforme o gerente de produção da concessionária, engenheiro Ícaro Mello, são a retirada do medidor, desvio de ramal, ligações clandestinas e irregularidades no medidor.

 

“Isso representa uma perda de 35% do volume de água produzido anualmente. Além de prejudicar o abastecimento, as ligações clandestinas apresentam risco à saúde. Muitas pessoas possuem poços clandestinos ou fazem ligações irregulares, o que faz com que qualidade da água seja comprometida”, ressaltou Mello.

 

O furto de Gás e de Telecomunicações também afeta a qualidade dos serviços que chegam ao consumidor. Além dos prejuízos tanto para a empresa fornecedora quanto para a população, o manuseio incorreto põe em risco a vida do consumidor.

 

Em caso de furto nas Telecomunicações, a perda do sinal é uma das consequências do crime, segundo o coordenador técnico da NET, Elyelson de Paula Conceição. “Isso com certeza afeta as pessoas que aderem aos contratos de forma legal, pois também sofrem com problemas de intermitência e baixa qualidade,” completou. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.