18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
27/08/2014

Manaus terá temperaturas mais elevadas em setembro e outubro

Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

Capital do Amazonas enfrentou oito dias seguidos sem chuva em julho, e nove em agosto; confira previsão do Sipam

Ainda que a chuva desta terça-feira (26) tenha amenizado o clima, o verão amazônico tem ‘castigado’ os amazonenses com temperaturas de até 37°C. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a atuação da massa de ar seco em grande parte do Brasil inibe a formação de nuvens significativas, o que favorece tempo aberto, com sol, poucas nuvens e temperaturas elevadas. Resultado: o forte calor sentido durante nove dias consecutivos sem chuva na cidade.

 

O meteorologista Lucas Mendes, do Sipam, informou ao Portal Amazônia que dia 16 de agosto foi o último dia com chuva – 18 milímetros – registrada na capital do Amazonas, segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia mais quente do ano registrado até esta segunda-feira (25) foi dia 20 deste mês. Nesta data, a temperatura chegou aos 37°C no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

 


De julho a setembro são esperados menos de 10 dias de chuva

em Manaus (Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia)


De hoje até a quinta-feira (28), no entanto, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas. “As temperaturas na capital amazonense estarão variando entre 24ºC a 34ºC no decorrer do período”, afirmou.


Calor


Mendes alertou que, apesar do calor intenso em agosto, são os meses de setembro e outubro que normalmente contabilizam as temperaturas mais elevadas do ano. “Em 2013, por exemplo, as temperaturas médias máximas foram 33,8ºC e 33,9ºC em setembro e outubro, respectivamente, sendo que em pelo menos na metade destes meses a temperatura foi igual ou maior do que 34ºC. As máximas destes meses atingiram em 2013 valores de 36,2ºC e 36,3ºC em setembro e outubro, respectivamente”, ilustrou.


O meteorologista explicou também que neste período há uma queda significativa no volume de chuvas. Assim, os períodos maiores de dias com céu claro ou poucas nuvens fazem com que haja maior incidência de radiação solar, que, consequentemente, aumentam as temperaturas. A partir de julho, afirmou Mendes, até setembro são esperados “menos de 10 dias de chuva”. Em julho deste ano, foram registrados oito dias sem chuva. Ainda não há previsão para o mês de setembro.


Fonte: Portal Amazônia.com

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.