28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
19/12/2014

Mulheres trabalham 5 horas a mais que os homens por semana

Foto: Getty Images

Só 46% dos homens ocupados cumprem dupla jornada; para mulheres, índice é de 88%

A jornada semanal de trabalho da mulher brasileira é superior a dos homens em cinco horas. Enquanto elas trabalham, em média, 56,4 horas por semana, eles trabalham 51,6 horas. Esse resultado faz parte do estudo Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira em 2014, divulgado nesta quarta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística).

 

 

A diferença de cinco horas se deve a um aspecto das famílias brasileiras bastante conhecido das mulheres: a chamada “dupla jornada”. Após voltar do emprego, elas ocupam boa parte do tempo em casa com afazeres domésticos.

 


Quase 90% das mulheres fazem "dupla jornada no Brasil"  (Foto: Getty Images)

 

O estudo do IBGE — que combinou uma série de levantamentos do próprio instituto, como a Pnad 2013 —, considera a jornada total do brasileiro uma soma das horas trabalhadas no trabalho principal mais as horas gastas em afazeres domésticos.

 

Considerando apenas o trabalho principal, os homens trabalham, em média, 41,8 horas, contra 35,7 das mulheres.

 


Deixar o filho em casa para ir trabalhar não é mesmo uma tarefa fácil, às

vezes bate aquele sentimento de culpa(Foto: Getty Images)

 

Mas, considerando o serviço em casa, a situação se inverte: elas trabalham 20,6 horas por semana, contra 9,8 deles. De acordo com o IBGE, dentre as 40,7 milhões de mulheres ocupadas, 88% realizam afazeres domésticos (35,7 milhões).

 

Por outro lado, dentre os 54,7 milhões de homens ocupados, 46% cumprem a dupla jornada (25,2 milhões). Os dados se referem ao ano de 2013.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.