19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
19/10/2014

Nilton Lins e Sesi / Uninorte se consagram campeões no handebol masculino e feminino‏

Foto: Mauro Neto / Sejel

Neste domingo (19), o ginásio do Clube do Trabalhador (Sesi) foi o palco das grandes finais do Campeonato Amazonense de Handebol, realizado pela Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM), com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). 

 

Na primeira decisão do dia, a equipe da Nilton Lins mostrou superioridade desde o início da partida e sagrou-se campeã com o placar de 27x22 em cima do time do Zezão. 

 

Logo depois, em jogo equilibrado, as jogadoras do Sesi/Uninorte despacharam a Nilton Lins, conquistando o bicampeonato da competição com o placar de 25 a 23. 

 

Para o técnico Odivaldo Marques, responsável por comandar as meninas no bicampeonato, o feito é mérito das atletas que se empenharam desde o início da temporada. 

 

“Esse título é merecidíssmo. As meninas ralaram muito durante todo o campeonato, fechamos em primeiro no turno e no returno. Então nada melhor que a vitória para fechar a temporada com chave de ouro”, comemorou o treinador. 

 

Masculino

 

 

Na final masculina, a equipe da Nilton Lins enfrentou o time do Zezão em uma partida de tirar o fôlego. O início do jogo foi marcado pelas boas jogadas do ala Amilton, da Nilton Lins, que abriu o marcador logo cedo, e encerrou o primeiro tempo com a vitória parcial pelo placar de 14x9. 

 

Na segunda etapa, a equipe do Zezão tentou diminuir a vantagem, mas a pressão imposta não foi suficiente para conter a boa atuação dos jogadores da Nilton Lins que mantiveram a regularidade e uma diferença de cinco gols no placar.

 

 

Aos 16 minutos da última etapa, a expulsão do camisa 10 do Zezão, Rodrigo Pontes, garantiu ainda mais dramaticidade ao jogo, que permaneceu pegado até o fim. A partida terminou com o placar de 27x22 para a equipe da Nilton Lins, com destaque para Amilton Souza, artilheiro da partida com seis gols. 

 

Feliz com o resultado o técnico da Nilton Lins, José Carlos Ferreira revelou o caminho da vitória. “A gente fez algumas mudanças, tem uma meninada nova, e ainda assim, conseguimos colocar mais três adultos”, disse o treinador que comentou ainda sobre o processo de renovação pela qual sua equipe passa.

 

 

“Como nós estamos em processo de renovação desde o ano passado, a conquista se torna ainda mais importante. Os adultos vão ter que se enquadrar no novo jogo que está sendo jogado na seleção brasileira de Handebol, por exemplo”, explicou o comandante. 

 

Feminino

 

 

Na luta pelo bicampeonato, a equipe do Sesi/Uninorte protagonizou uma partida equilibrada contra o time da Nilton Lins. No início do primeiro tempo, as meninas da Nilton Lins abriram o placar, mas os constantes erros de ataque e as bolas perdidas em sequencia atrapalharam o desempenho da equipe. 

 

Do outro lado, sabendo aproveitar as falhas das adversárias, o time do Sesi/Uninorte não desperdiçou a oportunidade e virou o jogo, finalizando a primeira etapa com o placar de 12x08.

 

 

Diante da vantagem de quatro pontos, a equipe da Nilton Lins correu atrás do prejuízo no segundo tempo, diminuindo a diferença para um gol. Acuado no campo defensivo para tentar segurar a vantagem o Sesi/Uninorte utilizou os dois pedidos de tempo para tentar esfriar os ânimos das rivais.

 

Apesar das incansáveis tentativas de empatar a partida, a Nilton Lins não conseguiu superar a regularidade do time do Sesi/Uninorte, que se manteve a frente durante todo o período decisivo.

 

 

Com o fim do jogo próximo, coube a equipe do Sesi/Uninorte administrar a vantagem e garantir a vitória com o placar apertado de 25x23. 

 

Destaque da final 

 

Artilheiro do jogo, o amazonense Amilton Souza conta que a competição foi a grande meta de 2014 e graças ao bom nível dos jogadores do seu time, a vitória não foi apertada. “A gente treinou desde o início do ano para essa competição, foi nosso objetivo principal e conseguimos com tranqüilidade. Ainda bem que a final foi tranquila”, disse. 

 

Jogador experiente, Amilton já teve passagem por grandes centros do handebol brasileiro, chegando a disputar a Liga Nacional pelo time do Grande Rio (RJ) e pelo tricolor paulista. “A respeito do que eu aprendi lá em São Paulo, da pra contribuir com os colegas e até ensinar um pouquinho a respeito das movimentações e velocidade do jogo” comentou.

 

Fotos: Mauro Neto / Sejel 

 

Contente por ter sido eleito o melhor em quadra, e de quebra, conquistar a artilharia do jogo, Amilton explicou as façanhas. “Acho que até um pouco da minha experiência em outros estados me dá vantagem até mesmo no meu jogo, como por exemplo, os arremesso que eu tenho de fora da área”, finalizou. 

COLOCAÇÃO

 

Masculino

 

1º Nilton Lins

2º Zezão

3º Sesi/Uninorte

 

Artilheiro do Campeonato: Bruno Duarte (Liga Santa Etelvina) – 106 gols

 

 

Feminino

 

1º Sesi/Uninorte

2º Nilton Lins

3º HCM/Sulamérica

 

Artilheiras do Campeonato: Ângela Maciel (Liga Santa Etelvina) e Jamile Marques (HCM/Sulamérica) – 41 gols.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.