25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
16/06/2014

O Amazonas tem oportunidades de futuro desde que decisões sejam tomadas agora

Foto: Reprodução / Internet

É preciso criar alternativas à Zona Franca de Manaus

Por Carlos Araujo Melchizedek (developer of business, jornalista, escritor, mestre em engenharia de produção) - A votação da PEC 506 da ZFM já não é um grande problema. O maior desafio agora é evitar que o Amazonas fique mais 50 anos sem criar alternativas complementares ao modelo.

 

Um grupo de trabalho esta construindo os delineando cenários e as oportunidades de novos investimentos que poderão começar a ser efetivos agora. É o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado do Amazonas 2030. O grande gargalo acima de todos é a decisão política que deve ser tomada agora. Ninguem vive de potencialidades tão somente.


O que temos hoje é uma Zona Franca Industrial. Em 1986 eram 176, há cerca de 3.500 hoje no mundo, provando acertada esta política de desenvolvimento em comparação a outras estratégias que trabalham com escalas reduzidas de produção. Aqui há produção com tecnologia de ponta, sem perdas ambientais.


A votação no Congresso evidenciou que o modelo encontra sempre muitas barreiras para sua perenização no Brasil onde todas as regiões lutam para garantir competitividade e desenvolvimento sustentável.


Internamente precisamos mudar os parâmetros de competitividade. Regiões menos incentivadas,  mas com melhor estrutura logística no Brasil, poderão ser preferenciais na atração de investimentos. Estar perto dos grandes centros de consumo muda também os fatores de decisão.


As oportunidades existem e o Plano Estratégico 2030 está baseando seus estudos em 06 eixos estratégicos: Meio Ambiente e Identidade Regional, Dinâmicas Sociais Inclusivas e Qualidade de Vida, Infraestrutura, Ciência, Tecnologia e Inovação, Formação de Recursos Humanos e Transformação Produtiva. O estudo pode ser encontrado no site da Seplan-AM (www.seplan.am.gov.br). Faço parte dele.


O que tem de novo de outros planos que já foram feitos? Pela primeira escuta-se a sociedade, que está sendo convidada a contribuir com ideias.


O professor Luiz Almir Fonseca e uma equipe de mestres e doutores patrocinados pela Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapeam), alguns com grande experiência nos temas propostos está desenvolvendo o PE 2030: “Estamos apontando diretrizes de oportunidades integradas na região e com outros países”, adianta Fonseca.


Os grandes gargalos de infraestrutura a superar estão apontados no estudo: otimização do arranjo institucional da região metropolitana de Manaus, reestrutura da matriz energética, tratamento de resíduos sólidos urbanos, ampliação ou revitalização das vicinais produtivas, habitação para qualidade de vida, expansão da infraestrutura logística, saneamento e telecomunicações.


Hoje o maior problema de expansão industrial em Itacoatiara, por exemplo, é de fornecimento de energia. A Maggi (Hermasa) tem plano de ampliação de sua estrutura para produção de subprodutos de maior valor agregado da soja, mas não tem como fazê-lo sem energia suficiente. O drama se repete em Manacapuru, Silves, e em Manaus na tarde do jogo de abertura da Copa faltou energia na Zona Norte.


Em nível de infraestrutura logística as soluções são regionais, nacionais e bioceanicas. Via Norte: ligação rodoviária com Boa Vista, via BR 174, e daí atingindo Georgetown. Via sul: BR 319 e por meio da BR 364 com o restante do pais e o Mercosul. A oeste: integração pelos rios Amazonas e Maranon, depois Paita e portos da bacia do Pacifico. Via leste: ligação fluvial-marino com o Amapá e Atlântico Norte.


Venho propondo a retomada do modal ferroviário e dutoviario, como alternativas viáveis considerando os custos logísticos locais (tema para um outro momento).


O PE 2030 prioriza o desenvolvimento no interior do Estado e a manutenção do Polo Industrial de Manaus com uma nova configuração de incentivos fiscais.


Em uma linha de procedimentos estratégicos estão também apontadas a necessidade de reestruturação da organização administrativa do Estado, uma base educacional considerando as vocações econômicas, ciência, tecnologia e inovação como base a mudança pretendida, gestão de desenvolvimento sustentável da biosfera amazônica, investimentos impactantes na área de infraestrutura e serviços logísticos, potencializacao de recursos naturais/minerais, sinergia entre arranjos produtivos e parques industriais no interior do Estado, inclusão social e qualidade de vida.


Acesse o estudo. Faça comentários. Deixe sua contribuição. 

 

 

SPEED NEWS

 

Estudos mostram investimentos

 

Estudo do Itaú projetam investimentos de 26,7 bilhões de reais até 2020 no Amazonas. Eles estarão concentrados em petroquímica, eletrônica & TI, química, mineração, energia elétrica, veículos, bebidas indústria, telecomunicações, utilidades domesticas, distribuição de combustíveis e demais setores.

 

Desconhecimento


Geralmente estudos que se fazem no centro sul do pais desconhecem a realidade econômica local. Há uma nova realidade em ascensão. O interior é a próxima fronteira de desenvolvimento. A China esta acenando para essa possibilidade juntamente com muitos grupos empresariais no mundo.

 

Incentivos fiscais


A Sudam esta sendo demandada por empresas que querem investir no interior a conceder 100% de insencao de I.R. Uma empresa que se instala no interior deve ter tratamento diferenciado das existentes nos grandes centros urbanos. Ter 100% de ICM ajudaria e muito. Por isso, dia 20 de junho, o superintendente da SUDAM, Djalma Melo aterrisa em Manaus para tratar do tema.


IDH baixo


Todos estudos são unanimes em apontar um baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. Então é preciso ir alem das rotineiras políticas assistencialistas e eleitorais.

 

Mobilidade demografica


Muitos municípios precisam urgente repensar sua ocupação territorial. Todos os anos famílias inteiras são vitimas da cheia dos rios. Urgente discutir mudança na ocupação destas áreas porque há uma industria da cheia. Gente que ganha com isso. Muitos...

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