23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
29/09/2014

Oiapoque decreta situação de emergência devido à febre chikungunya

Foto: Reprodução / Internet

Depois de registar quatro casos confirmados de chikungunya e suspeita de 147, o município de Oiapoque, no Amapá, decretou na manhã do ultimo dia (26) situação de emergência. Isso significa que o município de cerca de 35 mil habitantes está pedindo ajuda do estado e do Ministério da Saúde para enfrentar a situação.

 

Curiosos contam histórias sinistras de cidade abandonada e fotografam vultos; veja fotos!


É o tchan da selva! Miss bumbum Amazônia faz ensaio sensual; veja fotos!


Saiba as 26 coisas que a ciência já descobriu sobre a maconha


A capital do estado, Macapá, está com suspeita de 16 casos e Santana suspeita que duas pessoas estão com o vírus. Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Estado do Amapá, Iracilda Costa da Silva, profissionais de saúde das três cidades receberam treinamento do Ministério da Saúde para identificar e tratar a doença.


Segundo Iracilda, na maioria dos casos, os pacientes não precisam ser internados, passam apenas por consulta médica. O tratamento é feito para combater os sintomas, com analgésico (paracetamol), hidratação adequada e repouso.


Assim como a dengue, a febre chikungunya é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictos, mas só tem um sorotipo, ou seja, cada pessoa só pega a doença uma vez. Os sintomas também são os mesmos da dengue: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias.


Fonte: Agência Brasil – EBC / amazonia.org.br

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.