18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
30/09/2014

Operações de resgate no vulcão Ontake são suspensas por risco de erupção

Foto: Jiji Press - AFP

As operações para resgatar possíveis sobreviventes do topo do vulcão Ontake, no centro do Japão, cuja erupção já deixou pelo menos 36 mortos, voltaram a ser suspensas na manhã desta terça-feira (horário local) devido ao risco de novas explosões, informou a emissora pública NHK.

 

Adolescente passa por cirurgia para retirar 4 kg de cabelo do estômago

 

Curiosos contam histórias sinistras de cidade abandonada e fotografam vultos; veja fotos!


É o tchan da selva! Miss bumbum Amazônia faz ensaio sensual; veja fotos!


No início da madrugada aproximadamente 800 integrantes da polícia, bombeiros e Forças de Autodefesa (exército local) retomaram as atividades de resgate, mas os trabalhos tiveram que ser suspensas às 7h (locais) por recomendação da Agência Meteorológica do Japão.


O governo da prefeitura de Nagano, que coordena a operação, espera agora as indicações da agência para retomar o resgate.


A erupção do Ontake deixou até o momento 36 vítimas fatais, mas as autoridades só confirmaram oficialmente a morte de 12 pessoas, pois as leis japonesas não permitem que as equipes de emergência confirmem um óbito, apenas um médico.


As autoridades informaram também que a erupção deixou até o momento 69 feridos. O Ontake, o segundo vulcão mais alto do Japão, com 3.067 metros de altura e localizado a 100 quilômetros da cidade de Nagoya, começou a expulsar fumaça, pedras e cinzas na madrugada do sábado e desde então continuou a soltar resíduos.


Centenas de pessoas praticavam montanhismo no vulcão no momento da erupção. A maior parte delas conseguiu deixar a área e foram evacuados. As últimas pessoas a deixar o vulcão saíram na manhã de domingo com a ajuda de helicópteros militares.


O Ontake fica localizado entre as cidades de Gifu y Nagano. Sua última grande erupção ocorreu em 1979, quando 200 mil toneladas de cinzas foram expulsas do vulcão.


Em 1991, ocorreu uma erupção menor, assim como uma em 2007, que provocou uma série de terremotos vulcânicos.


O Japão está situado no anel de fogo do Pacífico e tem em seu território mais de cem vulcões ativos e inativos. EFE


Fonte: Agencia EFE, S.A. 2014 / noticias.br.msn.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.