28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
15/02/2015

Pauderney Avelino fala em impeachment e desabafa: " O Brasil está envergonhado, o Brasil sofreu um estelionato eleitoral"

Deputado Pauderney Avelino: “Esse governo está financiando a infraestrutura de países bolivarianos da América do Sul e de Cuba, como é o caso de recente porto inaugurado lá com as presenças de Dilma e Lula"

Novo líder da oposição no Congresso Nacional, o deputado federal Pauderney Avelino (DEM) vê a crise política brasileira se agravar na onda do escândalo da Petrobras, “ uma roubalheira de mais de 80 bilhões”, e avisa que as coisas ficarão piores quando for aberta “a caixa preta do BNDES”, que pode esconder esquemas sujos da ordem de 450 bilhões de reais. Ele diz que 2015 será um ano agitado por conta da crise e prevê grandes manifestações como as de 2013, além da cassação de parlamentares, fato que não deverá ficar restrito ao Senado e à Câmara Federal.

 
Por J Taketomi, editor de Política do PORTAL DO ZACARIAS


PORTAL DO ZACARIAS – Como o senhor encara o desafio de assumir o cargo de líder da oposição no Congresso Nacional em um momento de grave crise política do País?


Deputado federal Pauderney Avelino – A bem da verdade, nós estamos na oposição ao governo do PT há doze anos, desde 2003, estamos no nosso sexto mandato e conhecemos os caminhos do Congresso Nacional. Nós temos uma conduta que o Amazonas e o Brasil conhecem, uma conduta baseada na ética e buscando sempre resultados positivos para o povo do meu Estado. Sempre fui combativo, fiscalizando e aplaudindo quando havia motivos para aplaudir. Não é o caso agora. O Brasil está envergonhado, o Brasil sofreu um estelionato eleitoral, pois a presidente fez um discurso durante a campanha e, depois, adotou medidas duras. Ela escolheu uma equipe para conduzir a economia do País cujo ministro, Joaquim Levy, no final do ano passado, disse que os bancos públicos não iriam mais receber aportes para capitalização do Tesouro Nacional e uma semana depois sai uma Medida Provisória aportando mais 30 bilhões de reais para o BNDES. Disse que não ia tirar direitos trabalhistas e editou uma MP retirando direitos trabalhistas. São exemplos contraditórios e nós temos que combater a contradição, combater desmandos e malfeitos. Minha postura será essa, vigorosa, firme, defendendo os interesses da população brasileira.


Portal
– Em 1992, por conta de alguns milhões, o ex-presidente Fernando Collor de Mello sofreu impeachment e caiu, saiu pela porta dos fundos do Palácio do Planalto. Hoje, são bilhões de reais em questão. O Jornal Valor Econômico divulgou que a Odebrecht pagou uma propina de 31 milhões de dólares ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Não se dá de presente uma quantia dessas a ninguém. Isso não é uma prova indiciária, seguindo a linha do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, para complicar Lula e Dilma Rousseff?


Pauderney – Hoje realmente se fala em 31 milhões de dólares. Esse pessoal banalizou a corrupção. Antigamente se falava em milhões, hoje se fala em milhões e bilhões, e nós não podemos fazer de conta que nada está acontecendo no Brasil. O que está acontecendo é bastante grave. Graças ao Ministério Público, à Polícia Federal e à Justiça Federal, nós estamos vendo aí ser apurado o maior caso de corrupção do mundo, uma vergonha nacional. Bilhões foram desviados. Começou com aquela história da compra da Refinaria de Pasadena, dinheiro a rodo, obras superfaturadas, e uma quadrilha que se instalou na Petrobras, quadrilha essa que foi nomeada pelo Lula e pela Dilma, que roubaram tanto dinheiro que inicialmente a Polícia Federal achava que era um caso em torno de 10 bilhões de reais. Mas, nós estamos vendo que a roubalheira na Petrobras já vai a mais de 80 bilhões. Então, o Brasil está envergonhado, enojado, estupefato, e exige punições para o que está acontecendo.


Portal – Até que ponto a substituição de Graça Foster poderá ser positiva para um processo de revitalização da Petrobras?


Pauderney – A demissão da diretoria da Petrobras era mais do que urgente e necessária, mas o novo presidente não poderia ter sido nomeado da forma como foi. Colocaram lá um pau-mandado, o ex-presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, que foi pra lá para cumprir ordens do Palácio do Planalto. O governo do PT está desmoralizando a Petrobras. Sequestraram o orgulho nacional que era a Petrobras, a maior empresa da América Latina. Mas, nós temos também o caso do BNDES.


Portal
– Divulgou-se na imprensa que o senhor já fala em uma CPI para investigar o BNDES.


Pauderney
– Eu ainda não tô falando em CPI do BNDES, to falando no caso do BNDES, que é emblemático também. De 2009 até o final de 2014, foram aportados em títulos 450 bilhões de reais para aumentar o capital do BNDES para que esse banco pudesse dinamizar a economia do Brasil. Ocorre que grande parte desses 450 bilhões de reais resultou em empréstimos para grandes empresas amigas do Lula e da Dilma. O caso mais notório é o Eike Batista, que tinha trânsito livre. Friboi, trânsito livre, sem contar as grandes empreiteiras. O Brasil precisa de infraestrutura que precisa ser financiada pelo BNDES, mas o que fez o governo do PT ? Esse governo está financiando a infraestrutura de países bolivarianos da América do Sul e de Cuba, como é o caso de recente porto inaugurado lá com as presenças de Dilma e Lula. Nós precisamos de um porto público aqui no Amazonas e não temos esse porto. Nós temos aqui uma economia pujante, precisamos de estradas, mas não temos estradas, as estradas estão sendo feitas em outros lugares da América do Sul, assim como represas na África, com o dinheiro do povo brasileiro, dinheiro captado na Taxa Selic a 12.25%, que é o custo do dinheiro hoje no Brasil, e repassado pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) a 5,5%. Quanto custa só essa diferença de juros ? Essa diferença custa por ano 30 bilhões de reais de subsídio para grandes empresários e amigos do Poder. Isso não pode ficar do jeito que está, nós temos que abrir também a caixa preta do BNDES. O governo do PT se especializou em fazer negócios, essas grandes obras que são feitas no exterior não têm licitação, não são fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União, e é dinheiro público brasileiro, dinheiro que sai do Tesouro Nacional.

 

“Antigamente se falava em milhões, hoje se fala em milhões e bilhões, e nós não podemos

fazer de conta que nada está acontecendo no Brasil. O que está acontecendo é

bastante grave, nós estamos vendo ser apurado o maior caso de corrupção

do mundo, uma vergonha nacional. Bilhões foram desviados”

 

Portal – O conluio de grandes empresas, empreiteiras, com o Estado, não pode empacar a reforma política que se esboça no Congresso Nacional, em virtude do envolvimento de políticos com esses negócios de Estado, com esses absurdos esquemas de corrupção ? Afinal, sabe-se que as grandes empresas financiam campanhas de muita gente.


Pauderney – Há clima para o Congresso fazer a reforma política avançar. Nós temos pesquisa de que 80 por cento do País rejeitam o financiamento público de campanha. Não podemos continuar com campanhas políticas caríssimas.


Portal – Mas, como seria o financiamento de campanha?


Pauderney – Aí o País teria que mudar tudo. O financiamento público de campanha não é o remédio para esse mal, assim como eu acho que o financiamento, por parte de pessoa física e pessoa jurídica, tem que continuar. Ocorre que a tudo isso deveria se impor limites. Lamentavelmente, campanha política hoje se faz com muito dinheiro.


Portal
– Voltando à questão da Petrobras, o senhor não acha que as investigações acerca do caso Petrolão já estão a pique de alcançar Lula e Dilma?


Pauderney – Nós estamos vendo novos fatos a cada dia que passa. A Justiça Federal, quando faz acordos de delação premiada com os delatores, eles têm que ter provas daquilo que dizem. Se não têm a prova, indicam a prova para que a polícia e o Ministério Público possam buscar essas provas. Já são treze as delações premiadas. Cada delator está trazendo fatos e comprovando esses fatos. Todas as denúncias veiculadas na imprensa e muitas vezes negadas pelos acusados podem, sim, ter comprovação. Nós vemos um trabalho muito sério do juiz Sérgio Moro, do Ministério Público, da equipe de juízes e procuradores, bem como da Polícia Federal, que trabalham no caso Petrobras. Vejo com muita seriedade também o trabalho do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que não deverá poupar nem discriminar quem quer que seja. Não é possível a presidente da República não tomar conhecimento de tudo o que vem acontecendo na Petrobras ? Você acha que a Dilma, quando presidente do Conselho da Petrobras, não tinha a exata noção do que se passava na Petrobras ? Acredito que sim, mas, por enquanto são suposições. Agora, vamos ver o que vai acontecer. Logo depois do Carnaval, o procurador-geral irá fazer suas denúncias, todas embasadas e já com comprovação.


Portal
– Então, podemos considerar o impeachment de Dilma Rousseff como inevitável?


Pauderney – Acho que é prematuro falar em impeachment agora. Primeiro, tem que haver a comprovação do ilícito. Já há teses de que já haveria elementos para se protocolar um pedido de impeachment. Já vivi um impeachment, o do Collor em 92, que eu votei a favor. Aliás, isso parece até brincadeira de criança se a gente olhar pra trás. O Collor foi cassado por comprar um Fiat Elba sem ter conseguido comprovar a licitude do dinheiro. Hoje se fala em bilhões e os envolvidos negam tudo. As comprovações deverão vir, não adianta colocar o carro na frente dos bois. As mobilizações que ocorreram em 2013 deverão acontecer em 2015 em função da roubalheira na Petrobras. Também a última pesquisa do Datafolha foi muito contundente, mostra que quase oitenta por cento dos brasileiros rejeitam o governo Dilma e que mais de cinqüenta por cento dos eleitores que votaram nela estão arrependidos e não votariam de novo. Ela ganhou a eleição com um discurso e na prática fez outra coisa, suprimiu direitos dos trabalhadores, aumentou a gasolina, perdeu o controle da inflação, aumentou os juros. É um governo que perdeu o foco, um governo sem planejamento. O PAC, que iria resolver todos os males do Brasil, não funciona. Cadê as estradas ? Cadê as hidrovias ? Cadê a transposição do Rio São Francisco?


Portal
– Em 2016 haverá eleições municipais e fala-se muito na fusão DEM/PTB. As conversas estão avançando?

 

“O governo do PT se especializou em fazer negócios, essas grandes obras que são

feitas no exterior não têm licitação, não são fiscalizadas pelo Tribunal de Contas

da União, e é dinheiro público brasileiro, dinheiro que sai do Tesouro Nacional”

 

Pauderney – Estão avançando e vamos ver no que vai dar. Estamos conversando e removendo óbices, vamos ser um partido com grande protagonismo, teremos 47 deputados (22 do Democratas e 25 do PTB) no Congresso Nacional e poderão vir mais deputados de outros partidos. O PP e o PMDB, com o caso Petrolão, vão ter muitos problemas com a divulgação de uma lista com nomes de políticos envolvidos com os escândalos atuais.


Portal – O senhor pensa em disputar a Prefeitura de Manaus em 2016?


Pauderney
– Não, isso é muito prematuro, estamos focados agora na missão de líder da oposição no Congresso.


Portal – A divulgação da lista com nomes de políticos complicados no Petrolão vai acirrar os ânimos no Congresso e o senhor terá muito trabalho.


Pauderney
– Não tenham dúvida. Vamos ter muito barulho no Congresso Nacional. Vai sair uma lista, mas haverá outra, porque há investigações em curso. O instituto da delação premiada está progredindo com outras testemunhas que querem aderir, e cada um que adere traz fatos novos. Vamos ter um ano conturbado, acho que vamos ter renúncia de parlamentares, vamos ter parlamentares cassados, e acredito que isso não deverá ficar restrito ao Senado e à Câmara Federal. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.