18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
02/05/2015

Polícia Civil deflagra operação Novo Airão Mais Segura e prende detendo fugitivo da delegacia

Foto: Reprodução / Internet

Entrada do município de Novo Airão

Com o objetivo de combater o tráfico de drogas, roubos e a presença de adolescentes em casas noturnas no município de Novo Airão, distante 115 quilômetros em linha reta de Manaus, servidores lotados na 77ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) deflagraram a operação Novo Airão Mais Segura, ocorrida na noite de sexta-feira, dia 1° de maio, em parceria com funcionários das Secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente do lugar. A ação contou ainda com o apoio de membros do Conselho Tutelar e da Polícia Militar de Manacapuru.


Sob a coordenação do delegado adjunto da 77ª DIP, Guilherme Torres, a ação reuniu, aproximadamente, 25 pessoas, entre policiais civis, militares e representantes dos demais órgãos envolvidos. “Realizamos a fiscalização em bares e boates aqui do município de Novo Airão. Foi tudo muito tranquilo, sem ocorrências. Sabemos que a presença dos policiais nas ruas inibe a prática de crimes como tráfico de drogas e roubos, por exemplo. Também pretendemos, com isso, impedir a presença de adolescentes em casas noturnas”, argumentou.


Ainda conforme a autoridade policial, o intuito é realizar a operação uma vez ao mês até o final deste ano. Guilherme Torres espera contar sempre com o apoio das outras instituições durante as operações no município. “A população está se mobilizando em prol da segurança pública, pois está entendendo o papel principal da polícia na sociedade. Percebi uma grande vontade de todos os envolvidos na operação, o que me deixou bastante entusiasmado. Tudo ocorreu conforme o planejado”, disse.


O delegado destacou que em casos de adolescentes apreendidos, eles são encaminhados ao Conselho Tutelar do município, onde são ouvidos e em seguida os pais ou responsáveis são chamados para assinarem um termo se comprometendo em acompanhar de perto os garotos e garotas que ainda não alcançaram a maioridade. “Recebemos muitas denúncias de adolescentes em casas noturnas, por isso resolvemos chamar o Conselho Tutelar para acompanhar todas as diligências, que serão realizadas no nosso município. Eles darão total apoio ao adolescente e aos familiares”, finalizou Torres.

 

Detento é recapturado após fugir da delegacia

 

Por volta das 11h15, o detento Andril Mattos Garone, 22, após ele pular o muro da delegacia e empreender fuga.


O jovem, que estava preso por envolvimento com o tráfico de drogas no local desde novembro do ano passado, foi alcançado quando caminhava pela Rua Olegário Saraiva, no Centro de Novo Airão, nas proximidades da 77ª DIP. A ação, coordenada pelo delegado adjunto da unidade policial, Guilherme Torres, durou cerca de 15 minutos.


“Ele pulou o muro durante o horário de almoço, achando que não seria pego pelo tempo que supostamente teria para fugir. No momento da recontagem dos presos notamos a ausência dele. Uns 15 minutos após termos percebido a fuga nós o encontramos caminhando perto do cemitério da cidade, ainda bem perto da delegacia”, explicou a autoridade policial.


De acordo com o delegado Guilherme Torres, Andril estava preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pelo juiz João Marcelo, representante da Vara Criminal de Novo Airão. Na época, a esposa dele foi encontrada com 300 gramas de substância química com aparência de oxi. Em depoimento, a mulher afirmou que a droga pertencia a Andril e que ela guardava o entorpecente, pois ele já sabia que estava sendo procurado pelos policiais civis.


O juiz do Plantão Criminal foi informado sobre a tentativa de fuga, o que deverá agravar ainda mais a pena do rapaz. Andril foi reconduzido à carceragem da 77ª DIP, onde irá aguardar julgamento.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.