28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
25/11/2014

Prefeitura diz que reuniu mil mães amamentando na Ponta Negra

Foto: Divulgação / Semcom

Arthur Neto (de azul) com mães na Ponta Negra, nesta terça-feira

Em continuidade ao XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e ao III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs), a Prefeitura de Manaus reuniu, na tarde desta terça-feira, 25, mais de 1 mil mães - todas amamentando – na Ponta Negra.

 

A intenção do projeto é incentivar o ato para todas as mães que possuem filhos com até dois anos. A idade é considerada o limite para a amamentação. Até os seis meses, é o limite mínimo para que as crianças recebam o leite materno.

 

Presente ao encontro das mães, o prefeito Arthur Virgílio Neto reforçou a importância do leite materno e exaltou todas as campanhas feitas com a participação das três esferas de Governo e lembrou que a Prefeitura de Manaus tem estado presente em todas as atitudes que demonstrem a preocupação com o ato da amamentação. “Hoje, a informação nos ajuda a não esquecer o quanto é importante este ato. Há incentivos de várias partes e não era assim no passado quando nossas mães tinham, apenas, a demonstração de amor. Portanto, que o amor de sempre aliado às informações do presente possam pulverizar de boas atitudes todas nossas mães que estão em processo de amamentação”, ressaltou o prefeito.

 

A extensa programação do XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e do III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs) teve início na última segunda-feira, 24, na Universidade Paulista (Unip), com a realização de 15 cursos abordando os temas Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável.

 

“Os dois eventos terão continuidade até a próxima sexta-feira, dia 28, reunindo mais de dois mil participantes, profissionais de saúde, palestrantes e acadêmicos de diversos estados brasileiros”, informa o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão. Sobre o projeto Mil Mães, o secretário disse que não há ato mais importante nos primeiros meses de vida. “É a partir deste ato, tão importante, que se tem a primeira certeza de que os próximos meses e até anos serão de vida saudável para o bebê”, completou Homero.

 


Foto: Divulgação / Semcom

 

Mil mães 

 

A iniciativa da Amamentação reunindo mil mães teve início nos Estados Unidos, em 2002. No Brasil, é realizado a cada dois anos em diferentes cidades, tendo o objetivo de agregar mães em um ato coletivo de amamentação, compartilhando saberes, práticas e experiências positivas e incentivando o aleitamento materno. “Viemos de Fortaleza, no último evento, passamos agora por Manaus e daqui a dois anos vamos para Florianópolis. Sempre com a intenção de estarmos agregados ao Encontro Nacional de Aleitamento Materno, discutindo, incentivando e buscando melhorias de abordagem sobre o assunto”, destacou a coordenadora nacional da saúde da criança e aleitamento materno, Fernanda Monteiro. 

 

Abertura oficial

 

O Enam/Enacs são dois eventos realizados por iniciativa da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Rede IBFAN Brasil), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Este ano, os dois eventos estão abordando o tema “Qualidade de vida: amamentação e alimentação complementar em redes – uma visão a partir da Amazônia”.

 

Foto: Divulgação / Semcom

 

A abertura oficial do Enam/Enacs será realizada nesta quarta-feira, 26 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, a partir das 8h, com uma conferência abordando o tema “A política nacional de atenção integral à saúde da criança e o aleitamento materno”, tendo como conferencista Paulo Vicente Bonilha de Almeida, representante do Ministério da Saúde. A programação oficial do Enam/Enacs segue até o dia 28 de novembro com uma série de mesas-redondas, oficinas, exposições e apresentação dos 36 trabalhos científicos aprovados na categoria de Comunicação Coordenada e dos 313 trabalhos aprovados na categoria Pôster.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.