20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
04/03/2015

Residentes começam a atuar em UBS na Zona Leste para compartilhar experiências com a comunidade

Foto: José Nildo

A coordenadora da residência da UEA, enfermeira Isabela Gonçalves, explicou que o treinamento terá carga horária de 60 horas semanais

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) firmaram parceria para o treinamento em serviço de 15 profissionais formados nas áreas de Enfermaria, Farmácia, Psicologia, Educação Física e Odontologia, para atuação na Unidade Básica de Saúde Ivone Lima, na Zona Leste, pelo período mínimo de seis meses.


O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, ressaltou que a residência é coordenada pela UEA com a supervisão de preceptores, profissionais que prestam serviços na unidade. Eles vão acompanhar os profissionais em experiência diariamente e realizarão a análise de competência individual a cada três meses. Entre os itens avaliados há a interação com a equipe, conhecimentos teórico e prático, ética profissional e o desenvolvimento de pesquisas.

 

Foto: José Nildo


“Nós queremos criar a possibilidade de uma vivência dos profissionais com a realidade que eles vão encontrar quando a especialidade for a Saúde da Família e a comunidade. Daqui, certamente, todos vão sair preparados para atuar com competência no mercado de trabalho e, quem sabe, podem retornar ao serviço público para dar sua contrapartida”, avaliou o secretário.


A coordenadora da residência da UEA, enfermeira Isabela Gonçalves, explicou que o treinamento terá carga horária de 60 horas semanais, sendo 45 horas para as atividades práticas e 15 horas para as atividades teóricas. “Ao final, o residente precisa somar 5.760 horas, atuando de segunda à quinta-feira na Unidade Básica e aos sábados e domingos no Campus da Universidade”, disse. Cada residente recebe uma bolsa de estudos do Ministério da Educação, no valor equivalente a R$ 2,9 mil.


UBS Ivone Lima


A Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivone Lima está localizada na Rua 8, s/n, bairro Ouro Verde, zona Leste e, atualmente, conta com equipe de 96 profissionais, entre médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Na UBS funciona um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com pediatra, assistente social, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e educador físico. A unidade realiza aproximadamente 1,2 mil atendimentos ao mês, além de 600 exames de ultrassonografia e eletrocardiograma.


“A chegada dos residentes é um reforço para a equipe da UBS, mas é também a oportunidade de compartilhar conceitos importantes sobre Saúde da Família e sobre a atuação médica nas comunidades”, destacou a diretora da UBS Ivone Lima, Francicleia Azevedo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.