24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
16/09/2014

Saiba quais são os doze erros fatais para a beleza dos cabelos

Foto: (Reprodução / Internet)

doze erros fatais para a beleza dos cabelos

 Você procura cuidar muito bem dos seus cabelos, lava os fios pelo menos três vezes por semana, utiliza máscaras hidratantes e usa os melhores finalizadores que existem no mercado, mas, mesmo assim, os fios estão pesados, sem brilho e quebradiços.

 

Afinal, o que há de errado? Segundo os especialistas, você pode estar cometendo erros bastante comuns, desde a maneira de lavá-los até a hora de utilizar finalizadores. Confira os doze maiores vilões de seus cabelos e comece já a guerra para vencê-los!

 

Doze erros fatais para a saúde dos cabelos

 

1.Lavar a cabeça com água quente

Os cabelos devem ser lavados com água morna ou fria, pois a água muito quente estimula a glândula sebácea a produzir óleo. "Quando isto acontece, o couro fica 'asfixiado' e os fios não conseguem a nutrição adequada para um crescimento sadio ou até o nascimento normal dos fios", diz a tricologista e terapeuta capilar Sheila Bellotti. Na última enxaguada, a dica é aproveitar uma ducha mais fria.

 

2.Usar o cabelo preso o tempo todo

No verão, no trabalho ou em atividades de rotina, a tendência é usar elásticos, presilhas, grampos, tiaras e faixas. Apesar de serem práticos, é preciso ter cuidado para não forçar demais os fios. E, de vez em quando, é importante deixá-los soltos, para que possam respirar melhor, segundo a terapeuta capilar Sheila Bellotti.

 

3.Fazer chapinha com os fios molhados

"O cabelo pode 'fritar'", alerta o cabeleireiro Stefano Lima, do salão Águas de Ipanema, da Shampoo Cosméticos, no Rio de Janeiro (RJ). Em primeiro lugar, os fios devem ser secos com secador e, só depois disso, o sinal está verde para usar a chapinha.

 

4.Prender os cabelos com elásticos

A dermatologista Daniela Schmidt Pimentel é enfática: "os elásticos podem, sim, arrebentar os fios". Para quem não deseja abrir mão deles, o recomendável é usar elásticos revestidos por tecidos ou por qualquer outro material que não grude nos cabelos. Também devem ser evitados rabos de cavalo muito apertados. "A tração muito forte ou constante nos fios pode levar à queda", explica a dermatologista.

 

5.Não retirar os produtos corretamente durante o banho

Este é um dos erros mais comuns e o motivo pelo qual os cabelos lavados em casa, em geral, não ficam tão soltos e bonitos quanto nos salões. O cabeleireiro Stefano Lima explica que o shampoo abre as escamas dos fios para poder limpá-los, já o condicionador as fecha. Se ficarem resíduos de um e de outro, todo o processo é prejudicado e o cabelo fica pesado e com aspecto de sujo, mesmo recém-lavado.

 

6.Desembaraçar os fios de qualquer jeito

Se os fios não forem desembaraçados com cuidado, fatalmente ocorrerão quebras. O ideal é penteá-los ainda molhados, com leave-in hidratante. Segundo a terapeuta capilar Sheila Bellotti, o correto é começar a pentear pelas pontas e ir subindo aos poucos, em direção ao couro cabeludo. Se o processo for iniciado pela raiz, os nós irão se acumular embaixo e haverão mais quebras.

 

7.Ir à praia ou à piscina com máscara nos fios

Máscaras capilares não substituem os protetores solares. Um produto não tem nada a ver com outro, diz Stefano Lima. "Quando isso acontece, a máscara seca sob o efeito do sol e queima o cabelo", explica o cabeleireiro, que também alerta sobre outro erro bastante comum: dormir com máscara. "Nesse caso, o produto injeta água nos fios e eles acabam ficando inchados, com outra textura".

 

8.Exagerar nos finalizadores

Pomadas, sprays e ceras são ótimos aliados para modelar os cabelos. Porém, a overdose desses produtos faz o feitiço virar contra o feiticeiro. Aqui também, como na moda, vale a expressão: menos é mais. "Assim você evitará o aspecto oleoso e engordurado dos fios", diz a tricologista e terapeuta capilar Sheila Bellotti.

 

9.Utilizar qualquer tipo de escova ou pente

"Cabelos volumosos devem ser penteados com escovas grandes e com cerdas bem juntas. Já os finos pedem escova com diâmetro e espaço menor entre as cerdas", conta a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel. O material também influencia, as cerdas naturais tendem a diminuir a eletricidade dos fios, já as de plástico costumam realçar o volume e são mais indicadas para cabelos cacheados e ondulados.

 

10.Esfregar o couro cabeludo com as unhas

"É terminantemente proibido fazer isso", diz a terapeuta capilar Sheila Bellotti. Para lavar a cabeça, o movimento deve ser suave, evitando quebras. "O couro cabeludo deve ser lavado com as pontas dos dedos e massageado de maneira que as impurezas sejam removidas", acrescenta.

 

11.Usar produtos não indicados para o tipo de cabelo

Usar produtos para cabelos secos em fios oleosos pode deixá-los ainda mais pesados. E o contrário, como utilizar produtos para cabelos oleosos em fios secos, com certeza provocará um ressecamento ainda maior, afirma a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel.

 

12.Dormir com os cabelos presos e molhados

Um erro duplo. Se os fios estiverem muito tensionados, poderão se quebrar. E dormir com os cabelos molhados é um convite à proliferação de fungos, segundo o cabeleireiro Stefano Lima, do salão Águas de Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ). Sem contar que, ao acordar, os fios estarão marcados e mais difíceis para pentear.

 

Fonte: mulher.uol.com.br

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.