24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
30/10/2014

Semed realiza Semana de Cultura e Tradição para exaltar a história do Amazonas

Foto: Cleomir Santos / Semcom

Visibilizando o Negro e o Indígena no Amazonas: contribuindo para resgatar sua importância

Com o intuito de proporcionar aos alunos da rede municipal maiores conhecimentos sobre a história e cultura do Amazonas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou a 2ª Semana de Cultura e Tradição Local Regional. O evento foi nesta quinta-feira, 30, e contou com apresentações culturais, exposições e debates sobre o assunto.


Com o tema “Visibilizando o Negro e o Indígena no Amazonas: contribuindo para resgatar sua importância”, o encontro ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da secretaria, com apresentações culturais e exposição de projetos alusivos à temática.

 

Foto: Cleomir Santos / Semcom


Para a coordenadora da diversidade e assessora de ensino da história e ensino religioso da Semed, Lidia Helena, a semana tem sua importância para o aprendizado dos alunos na execução dos projetos aplicados em sala de aula.


“Essa é uma forma de mantermos viva em nosso aluno a história do Amazonas, para que os alunos saibam o que eles são, sobre sua identidade, sua história e sua própria importância. Esses temas continuam sendo mantidos dentro da proposta curricular. Nós temos as temáticas relacionadas à história do Amazonas sendo trabalhada e como relevante no processo de construção da identidade do ensino aprendizagem em nossas escolas”, explicou.

 

Foto: Cleomir Santos / Semcom


No encontro, a Escola Municipal Rainha dos Apóstolos, localizada no Km 23 da BR-174, apresentou a dança “Kworokngo”. A apresentação conta a história da plantação da mandioca, alimento típico da etnia Kayapo, em que os indígenas dançam toda noite até o amanhecer para o bom êxito da plantação. O professor responsável pela coreografia, Flávio Pereira dos Santos, disse que oito alunos do 7º, 8º e 9º anos aprenderam tudo sobre a etnia e sua história.


“É uma dança muito bonita e interessante. Dentro dessa temática, eu trabalhei a questão indígena e afro-brasileira com os alunos. Para os alunos foi uma novidade porque são pessoas que moram na zona rural e não possuem muitas alternativas. A dança retrata justamente a cultura regional”, explicou.

 

Foto: Cleomir Santos / Semcom


Com o projeto “Socializando Saberes – a história do Amazonas através das toadas do boi-bumbá”, idealizado esse ano, a Escola Municipal Ulisses Guimarães, no Amazonino Mendes, zona Norte, fez a exposição de seu trabalho no hall do DDPM da Semed.

 

Foto: Cleomir Santos / Semcom


“São cinco alunos que fazem parte do projeto, que posteriormente aplicam com outros alunos, no vespertino e noturno, o que aprenderam com o projeto. Nosso foco principal é trabalhar a história do Amazonas, mas de uma maneira mais lúdica. Verificamos em pesquisas como fazer isso com as letras e toadas de boi-bumbá”, disse.


Programação


A programação pela manhã teve a apresentação cultural da Escola Municipal Nestor Nascimento, homenagem ao patriarca da unidade por ter sido um dos grandes representantes do movimento negro no Amazonas. Além disso, houve a mesa temática: Refletindo e Diversidade Local sob diferentes óticas no espaço escolar.


Durante a tarde a programação continuou com apresentações culturais e discussões temáticas, dança afro-indígena, visitação à exposição dos projetos no hall do DDPM e encerramento da semana. Houve também a participação de alunos africanos de vários cursos da Ufam, que fizeram uma exposição, apresentação cultural e desfile de roupas típicas do continente africano.


O evento é considerado a segunda etapa do projeto “Escola e Diversidade”, desenvolvido pela Semed em toda rede municipal de ensino. O primeiro momento da semana foi nas escolas municipais, que realizaram diversas atividades com seus projetos sobre a temática. Na oportunidade, foi selecionada uma unidade de ensino por Divisão Distrital Zonal (DDZs) para participar do encerramento no DDPM.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.