29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
27/01/2015

Sobreviventes retornam a Auschwitz 70 anos após fim do horror nazista

Foto: ODD ANDERSEN / AFP

Aniversário do fim do campo de concentração na Polônia, nesta terça, também terá presença de chefes de estado

Cerca de 300 sobreviventes de Auschwitz, no Sul da Polônia, se reunem nesta terça-feira (27) no local do antigo campo de extermínio nazista para marcar o 70º aniversário da sua libertação por soldados da antiga União Soviética. A cerimônia presta homenagens às cerca de 1,1 milhão de pessoas, a maioria judeus, que foram mortos ali entre 1940 e 1945.

 

 Foto: Odd Anderson / AFP

 

Este deve ser o último grande evento em que os sobreviventes são capazes de participar em números representativos, já que a grande maioria está em idade avançada. Há dez anos, cerca de 1,5 mil sobreviventes compareceram para as comemorações do 60º aniversário.

 


Presidente polonês Bronislaw Komorowski e sobreviventes de Auschwitz

acompanham coroa de flores ( Foto: Odd Anderson / AFP)

 

- Esta é a última vez que vamos ter essa presença de destaque e, por isso, nós fizemos um esforço especial para chegar até aqui. Muitos de nossos colegas não estarão conosco no aniversário de 75 anos - diz Ronald Lauder, presidente do Congresso Judaico Mundial, em entrevista ao jornal inglês The Guardian.

 

(Foto: Odd Anderson / AFP

 

Um dos pontos altos da celebração foi a colocação de uma coroa de flores próximo a uma antiga câmara de gás, onde judeus e outras minorias eram postos para morrer. Também foram feitas orações e a iluminação de velas em memória às vítimas do antigo campo de morte de Birkenau, que fazia parte do complexo de Auschwitz.

 

Sobreviventes visitam Auschwitz 70 anos depois ( Foto: Odd Anderson / AFP)

 

Chefes de estado e veteranos de guerra do lado dos Aliados também estão presentes. Pelo Twitter, o Papa Francisco também prestou sua homenagem às vítimas:

 

Auschwitz-Birkenau foi libertada pelo Exército Vermelho da URSS em 27 de janeiro de 1945.

 

Fonte: oglobo.globo.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.