28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
01/10/2014

TJAM “abraça” o Outubro Rosa

Foto: RAPHAEL ALVES/TJAM

Na manhã desta quarta-feira (1º), a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo deu início a programação em comemoração ao Outubro Rosa, mês dedicado a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. “Hoje vamos iniciar a campanha que é realizada em todo o Brasil cujo foco é a saúde feminina. Vários órgãos precisam de uma atenção reforçada”, disse a presidente.

 

Brincos dos dois lados da orelha, aposte na tendência!

 

Projeto Ronda Maria da Penha reforça atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica

 

A presidente-desembargadora lembrou, ainda, que mulheres de todas as idades podem ser atingidas pelo câncer. “Não interessa se você é jovem ou idosa, em ambos os casos é fundamental que os exames sejam realizados com periodicidade. Por isso, incentivo todas as funcionárias do TJAM a participar das palestras que serão realizadas na sede do tribunal e que nos ajudem a propagar essa campanha”.

 

E o pedido de participação não ficou restrito somente as mulheres, pois a desembargadora também ressaltou a importância dos homens na campanha. “Os senhores tem mães, avós, esposas, namoradas, noivas... Então é preciso alertar as mulheres ao redor. Por se tratar de uma doença silenciosa, ela não escolhe classe social, raça ou idade. Muitas estão sendo mutiladas por esse motivo”.

 

Durante a abertura da campanha, a presidente-desembargadora reforçou seu compromisso com os servidores do TJAM. “Quero agradecer a presença de todos e dizer que com uma mulher na presidência, o interesse pela saúde e melhora de todos os funcionários do tribunal ganha um reforço”, ressaltou, lembrando que no próximo mês, o tribunal irá aderir a campanha Novembro Azul, que orienta a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

A cerimônia foi encerrada com um abraço simbólico realizado na fachada da sede do prédio do Tribunal de Justiça, seguida da oração Pai Nosso.

 

PROGRAMAÇÃO

As ações visam principalmente conscientizar as servidoras do TJAM sobre a prevenção ao câncer de mama e o câncer de colo uterino. Na terceira semana de outubro, entre os dias 20 e 23, serão oferecidos exames preventivos no Fórum Henoch Reis, onde já existe um consultório ginecológico.

 

Em parceria com a prefeitura de Manaus, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, mais conhecida como Carreta da Mulher, também será oferecida, neste período, às servidoras, no Fórum Henoch Reis, com exames como mamografia e ultrassonografia (abdominal, mama, renal, tireóide, transvaginal e obstétrica) ainda com disponibilização de atendimento médico e realização de exames laboratoriais.

 

PALESTRAS

Ainda em outubro, a médica ginecologista Mônica Bandeira vai ministrar duas palestras às servidoras. O foco é a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo uterino. No dia 3, às 12h, no anexo ao Edifício Arnaldo Carpinteiro Péres. No dia 7, às 13h, a palestra será ministrada no Fórum Henoch Reis.

 

TERAPIA

As atividades do Outubro Rosa no TJAM ainda incluem uma aula experimental de Chi Kong – Ginástica Terapêutica, na sexta (17), às 12h, no Salão Nobre do Fórum Henoch Reis. A ação é em parceria com a Universidade da Terceira Idade (Unati). Além disso, está programada a inserção na intranet de vídeos do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

 

RAPHAEL ALVES/TJAM

 

RAPHAEL ALVES/TJAM

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.