A iniciativa organizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária do município (Visa Manaus) em levar informação e orientar consumidores sobre os cuidados com os alimentos em restaurantes e quiosques na Praça de Alimentação Nilton Lins, zona Oeste, obteve boa aceitação junto aos frequentadores da área na noite desta quinta-feira, 30.
A ação desenvolvida pelos fiscais da Visa Manaus, divididos em dois grupos, consistiu na distribuição de folders contendo orientações para o consumo seguro dos alimentos. Na atividade, os clientes foram abordados pelas equipes que puderam esclarecer o objetivo da ação inovadora. "Não só multamos estabelecimentos infratores, mas orientamos a gerência e os consumidores", lembrou a nutricionista, Josimara Moura.
"É importante o esclarecimento. Pode evitar problemas a todos", disse a advogada, Fernanda Melo, na Confraria do Espeto. Além dela, mais duas profissionais, a administradora Josiane Mila e a empresária Luana Lobo, avaliaram a ação desenvolvida pela fiscalização da Visa Manaus. "Quando entro em um restaurante, reparo sempre na higiene do ambiente, como mesas e banheiros", lembrou Mila. "A ação de esclarecer a população sobre os cuidados que devemos ter com os alimentos muito é importante", completou Lobo.
DENÚNCIAS
As orientações ao público são concluídas esclarecendo que, se houver suspeita sobre as qualidades ou falta de condições nos alimentos, o consumidor não deve comprar e nem comer. Pode chamar o responsável e pedir providências. Se isso não resolver, deve denunciar o estabelecimento por meio do Disque-Denúncia 0800 092 0123, da Visa Manaus.
DICAS PARA OS CONSUMIDORES
1. Veja se o estabelecimento possui Licença Sanitária. Ela deve estar em local visível;
2. Os empregados devem estar com uniformes limpos, unhas cortadas, proteção no cabelo e sapato fechado;
3. Em restaurante com bufê, veja se a comida está bem quente e se o local das saladas está bem refrigerado.