29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
20/04/2017

A, B, C, D e E: por que essas vitaminas estão nos cosméticos e benefícios de cada uma

Foto: Reprodução / Internet

Essenciais para a saúde do corpo, as vitaminas são responsáveis por uma variedade de ações benéficas também à pele. Dependendo do tipo de complexo, podem ter poder hidratante, antioxidante e até cicatrizante.

 

A indicação de cada uma das vitaminas de efeito tópico vai depender do seu tipo de pele e também da possibilidade de usá-la dependendo do tipo de apresentação, como gel, creme, sérum ou emulsão já que algumas delas são mais instáveis que outras.

 

Veja também 

Veja 10 verdades que precisam ser ditas a qualquer pessoa prestes a fazer 30 anos

 

Vitamina ideal para cada tipo de pele


De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso diário e combinado de algumas das vitaminas abaixo, muitas vezes com poderes antioxidantes, potencializa os resultados benéficos que possuem à saúde da cútis. Conheça a seguir seus poderes de ação para:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Pele madura e ressecada

 

Foto: Reprodução / Internet


Vitamina A

 

O estado puro dessa vitamina é o retinol, que tem poder antioxidante, com ação rejuvenescedora que age no núcleo celular e promove sua renovação. A vitamina A também ajuda na retenção hídrica, além de estimular também a produção de colágeno novo.

 

“Quando penetra na pele, normaliza o processo de queratinização, por isso, confere a textura de uma pele lisa e macia, com redução do espessamento da epiderme e normalização da pele ressecada", explica a dermatologista.

 

Pele sensível e machucada


Vitamina B

 

As vitaminas do grupo B combatem a descamação das camadas mais externas da pele, aumentam a resistência e diminuem os efeitos nocivos dos raios UV. “A vitamina B2 auxilia na formação da pele, unhas e cabelos saudáveis.

 

A vitamina B3 é uma coenzima na síntese dos aminoácidos e ácidos nucleicos que age proporcionando luminosidade na pele, através de propriedades umectantes e emolientes, além de ser controladora de acne e ter ação clareadora. A vitamina B5 ou D-Pantenol é hidratante, anti-inflamatória, melhora a renovação celular e a cicatrização", afirma.

 

Pele sempre rejuvenescida


Vitamina C

 

Além de frear a ação dos radicais livres, a vitamina conhecida como ácido ascórbico é um poderoso antioxidante que estimula a formação de novo colágeno e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol. Seu poder é cumulativo, à medida em que uniformiza o tom de pele e melhora sua textura, efeito que também é importante para diminuir a aparência das rugas.

 

Sua aplicação tópica raramente causa irritação permite alcançar níveis que não seriam possíveis com a ingestão de frutas ou de suplementação oral, porém, eventualmente, pode ocorrer em peles sensíveis.

 

Pele sempre protegida


Vitamina D
 

 

“A vitamina D também atua estimulando a ação e reação celular na pele: controla os fatores de crescimento, age na diferenciação e proteção celular, além de exercer papel imunológico”, afirma a especialista.

 

Pode ser usada na formulação de produtos de cuidado para a pele e os cabelos, como um agente de controle de aspereza e proteção extra já que confere parte de seus benefícios ainda que apenas aplicada sobre a pele ao invés de ingerida.

 

Pele sempre hidratada


Vitamina E 

 

Atuando como escudo protetor contra os radicais livres, a vitamina E hidrata a pele de dentro para fora, aumenta a maciez por meio de efeito cumulativo, suaviza e ajuda no reparo do tecido (cicatrização), tem poder antioxidante poderoso, reduzindo os danos causados pela fotoexposição excessiva.

 

“Ela é muito utilizada em produtos pós-sol, pois também ajuda a proteger contra o estresse ambiental e diminui o eritema (queimadura) e a sensibilidade da pele”, comenta a médica. Ela é facilmente absorvida pela pele, após a aplicação tópica que forma um sistema antioxidante de longa duração com efeitos benéficos à cutis.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.