20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
18/09/2017

Alunos da E.E. Nossa Senhora Aparecida apresentam mostra cultural com o tema ‘Sagrado e o Profano’

Foto: Divulgação

V Mostra Literária que veio abordando o tema “Sagrado e o Profano”

A Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, Zona-Sul, realizou na última nesta sexta-feira, 15, a V Mostra Literária que veio abordando o tema “Sagrado e o Profano”. Durante a tarde, os alunos do Ensino Médio mostraram criatividade nas peças teatrais, figurinos e cenários. A atividade interdisciplinar está incluída no calendário escolar, que faz parte da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).

 

O tema é escolhido no início do ano, e é explorado por cada professor da área de humanas para trabalhar com a turma especifica. Após a divisão dos professores com as turmas, são escolhidos assuntos para aprofundar o tema geral. Os professores orientam os alunos, mas são os alunos que desenvolvem todo o trabalho. São visitas de sala em sala, e não existe uma programação prévia para as apresentações, além dos alunos exporem os trabalhos para comunidade.

 

Veja também 

MEC divulga dados parciais do Censo Escolar da Educação Básica 2017

O gestor da escola, Manoel Clóvis, diz como é realizado amostra. “É feito um trabalho todo desenvolvimento dos alunos, com pesquisa, apresentam o trabalho escrito e fazer uma prova em cima dos temas”, declarou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

 

Segundo o coordenador e professor de Língua Portuguesa, Alexandre Figueiredo, todos os anos os professores são surpreendidos pelos trabalhos apresentados pelos alunos. “Eles exploram aspectos históricos, morais, sociais etc. Cada um do seu jeito, inova, desenvolve e realiza uma proposta de trabalho sob a orientação do seu professor”.

 

A avaliação é feita por dois professores da área de Humanas e consta como uma avaliação bimestral. O professor avaliador, geralmente, não é professor regular daquela turma, para dar maior credibilidade aos alunos diante do próprio trabalho e do avaliador em questão.

 

Fotos: Reprodução

 

Por ser uma atividade interdisciplinar e avaliativa, o professor Alexandre explica como são as últimas preparações dos alunos. “Na semana da apresentação não há aulas, pois, o tempo que eles têm é para preparar a escola para a avaliação. Cada turno é responsável pela limpeza e arrumação, porque é um dos critérios avaliados: a organização geral”.

 

O aluno Samuel Batista, 17, cursa a 1ª série do Ensino Médio e apresentou, junto à sua sala, a atividade de exercício teatral “Alto do Compadecida”. Ele conta o que aprendeu com o tema: “Eu aprendi a separa o que é o sagrado e o profano, e o que significa juntar os dois”, concluiu.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.