25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
26/11/2015

Amazonas concentra maior índice de tuberculose do país, diz governo

Foto: Divulgação

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa hoje o 16° lugar na lista de países mais atingidos pela doença, e só no ano passado, o país registrou 67.966 casos da doença, e em 2013 esse número foi de 71.123 casos. Embora esse número tenha diminuído nos últimos 17 anos, a tuberculose ainda é um problema grave de saúde pública e requer muita atenção por parte das autoridades e também da população.


E no Amazonas, esses números são preocupantes, a cada dia surgem ao menos quatro novos casos, são 70,6 casos por 100 mil habitantes. De acordo com Marlúcia Garrido, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado (Susam), os maiores índices estão principalmente na capital Manaus, que concentra 79% dos casos, seguida pelo município de Parintins.


A coordenadora afirma ainda, que o motivo para uma incidência tão grande de casos no país deve-se principalmente “às profundas raízes sociais da tuberculose, sua profunda relação com as questões sociais e de saúde pública, que no Brasil ainda estão longe do ideal”. Ela explica que, apesar de qualquer pessoa estar vulnerável à doença, a maioria dos casos se desenvolve a partir das condições sociais, e lembra que indígenas pessoas portadoras de doenças crônicas ou com HIV, moradores de rua, usuários de droga, fumantes e trabalhadores de ambientes fechados formam o principal grupo de risco da tuberculose.


A pneumologista Juliana Puka explica que a doença é transmitida pelo contato direto e pelo ar, a tuberculose pode se disseminar rapidamente, sobretudo em ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas.


“A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, ou seja, ocorre a partir da inalação de aerossóis de pessoa a pessoa. Assim, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose em atividade joga no ar partículas contendo os bacilos causadores da doença”, explica a médica.


A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões, mas embora a tuberculose pulmonar seja a mais comum, a doença pode atingir outros órgãos, como os olhos, os ossos, os rins e até as meninges (membranas que recobrem o cérebro). Dentre todas as doenças infectocontagiosas, a tuberculose é a que mais mata, no Brasil, todos os anos são registrados cerca de 80 mil novos casos.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.