24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
12/04/2017

Após lista de Edson Fachin, Michel Temer diz que governo não pode ficar paralisado

Foto: Reprodução / Internet

'Não podemos jamais paralisar a atividade legislativa', diz o presidente, preocupado com tramitação de reformas no Congresso

Um dia após a divulgação da lista de Fachin, o presidente Michel Temer disse que o governo não pode ficar paralisado, assim como o Congresso e o Poder Judiciário.

 

Em mais uma cerimônia "em prol das mulheres" no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, Temer afirmou que se não houver cuidado, os Poderes não operam.


— Aqui no Brasil, se não tomarmos cuidado, daqui a pouco vão dizer que o Executivo não opera, o Legislativo não opera, o Judiciário não opera. E não é assim — declarou o presidente, citado em dois inquéritos em dois inquéritos abertos pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

No entanto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, escreveu que Temer tem "imunidade temporária" por ocupar cargo de presidente, não podendo ser investigado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

 

Veja também!

Edson Fachin alega 'interesse público' para retirar sigilos da Odebrecht


— Não podemos jamais paralisar a atividade legislativa. Temos que dar sequência ao governo, à atividade legislativa, à atividade judiciária. E em todos os poderes, está presente a mulher, o que é fundamental para o desenvolvimento do país — disse Temer, em cerimônia fechada à imprensa. A lista de Fachin, que atingiu oito ministros de seu governo, incluindo dois palacianos — Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria Geral — não foi diretamente mencionada.


O governo teme que o Congresso, fortemente implicado pelos pedidos de abertura de inquérito — 39 deputados e 24 senados, inclusive os presidentes das Casas — atrase a tramitação da reforma da Previdência, carro-chefe das reformas econômicas do governo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Um mês após ter dito, no Dia Internacional da Mulher, que as mulheres têm grande participação na economia porque são as mais capazes de detectar flutuações de preços no supermercado, é a terceira tentativa de agenda positiva do Planalto.

 

Na semana retrasada, o governo divulgou nota sobre três leis sancionadas por Temer com políticas para o sexo feminino, além da criação da semana de "não violência contra a mulher" e da inclusão de Clara Camarão e Antonia Alves Feitosa no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.


Desta vez, foi criado o mês do aleitamento materno, em agosto. Outros projetos de lei sancionados inscrevem no mesmo livro o nome de Zuleika Angel, a Zuzu Angel; veda algemas em mulheres durante e após o parto; e garante o direito de orientação em relação à amamentação. O primeiro dia após a divulgação da lista de Fachin tem, em seguida, outra agenda positiva, com anúncio de medidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


'Mulher tem papel fundamental'


Para exemplificar o "papel fundamental" da mulher na sociedade brasileira, o presidente Michel Temer citou o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.


— A mulher tem papel fundamental no Bolsa Família. Vocês sabem que quando se dá a verba, ela é destinada à mulher. No Minha Casa Minha Vida, programa exitoso ao qual não negamos o sucesso, a escritura é passada em nome da mulher. Veja como a mulher tem presença relevantíssima na sociedade brasileira e reconhecimento governamental.


A cerimônia foi elogiosa a Temer. A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, fez um discurso emocionado voltado ao peemedebista.
— Não mude. Continue. Lhe peço: fique conosco. Nos dê apoio a todas as mulheres. Precisamos de suas ações, coração grandioso e sua caneta que decide com galhardia, prazer e carinho — disse, chorando.


— É fundamental que nós, a todo momento, comemoremos, celebremos, propaguemos. Não no sentido de propaganda, mas no sentido de divulgar, mas aquilo que é feito pelas mulheres no Brasil — afirmou Michel Temer.

 

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.