16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
05/05/2016

Ataque aéreo mata ao menos 28 em campo de refugiados na Síria

Foto: Karam AL-Masri / AFP

Imagens divulgadas por ativistas da oposição mostram tendas em chamas

Um ataque aéreo em um campo de refugiados no Norte da Síria deixou ao menos 28 mortos e dezenas de feridos, informaram ativistas da oposição nesta quinta-feira, um dia após Estados Unidos e Rússia acordarem uma extensão da trégua no país. O bombardeio teria partido de forças leais ao regime do presidente Bashar al-Assad.

 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram tendas destruídas no campo de Kamounia, perto de Sarmada, na província de Idlib, próxima à fronteira com a Turquia.

 

Em sua página no Facebook, Comitês de Coordenação locais — rede de ativistas da oposição — postaram fotos de incêndios entre as barracas azuis e do terreno ainda em chamas. Alguns relatos apontam que o bombardeio foi perpetrado por aviões de guerra sírios ou russos, mas a informação não foi confirmada.

 

Os EUA insinuaram que o ataque partiu de Assad. A Casa Branca informou que não tinha nenhuma aeronave no local, mas também não informou se a Rússia teria algum papel. "Não seria a primeira vez que o regime de Assad mira em civis", indicou o governo americano em comunicado.

 

A cessação das hostilidades em todo o país está em vigor desde fevereiro, mas está sob forte pressão nos últimos dias, principalmente pela situação de Aleppo, onde cerca de 300 pessoas morreram em confrontos nas últimas duas semanas. Um dia antes do novo ataque, EUA e Rússia anunciaram a extensão da trégua a Aleppo, e o regime sírio se comprometeu a acatar o pacto.

 

O conflito sírio, que deixou mais de 270 mil mortos, obrigou mais da metade da população a fugir do país. Enquanto os lados tentam retomar conversas indiretas de paz mediadas pela ONU, bombardeios das diferentes coalizões continuam a acertar alvos do Estado Islâmico e da Frente al-Nusra, braço local da al-Qaeda.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.