25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
15/03/2019

Ataques a duas mesquitas matam 49 na Nova Zelândia; ações foram transmitidas na internet. VEJA FOTOS

Foto: Foto: Mark Baker / AP

Socorristas retiram homem ferido de mesquita na cidade neo-zelandesa de Christchurch

Ataques simultâneos a duas mesquitas na cidade de Christchurch, no sul da Nova Zelândia, deixaram pelo menos 49 mortos e 48 feridos.

 

Autoridades classificaram o crime como ataque terrorista de extrema direita. Um dos ataques foi transmitido ao vivo nos canais de mídia social, de acordo com as autoridades.

 

Pelo menos 48 pessoas, incluindo crianças, estão em hospitais em decorrência de ferimentos a bala. A polícia pediu o fechamento de mesquitas na Nova Zelândia.

 

Veja também

IMAGENS FORTES! Vídeos mostram desespero dos alunos após tiros em escola em Suzano, na Grande São Paulo. Chega a dez número de mortos

 

Tiroteio em escola de Suzano ganha destaque na imprensa internacional

 

 

 

As imagens transmitidas pelo atirador

 

Quatro suspeitos estão sob custódia, segundo a polícia. Um deles foi acusado de assassinato. O comissário de polícia da Nova Zelândia, Mike Bush, disse que os suspeitos não eram conhecidos pelas autoridades. Bush afirmou ainda que dois dispositivos explosivos improvisados ??foram descobertos em um carro.

 

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

 

 

A polícia australiana no estado de New South Whales reforçou a segurança, enquanto a estação de trem em Auckland foi evacuada.

 

Reações

 

 

Líderes de vários países reagiram aos ataques.

 

A primeira-ministra britânica, Theresa May, descreveu a tragédia como um "ato repugnante de violência". "Em nome do Reino Unido, minhas mais profundas condolências ao povo da Nova Zelândia depois do horripilante ataque terrorista em Christchurch", disse May.

 

 

Polícia afasta os curiosos

 

A chanceler alemã, Angela Merkel, condenou os ataques, segundo o porta-voz do governo, Steffen Seibert. "Eu lamento com os neozelandeses por seus compatriotas, que oravam pacificamente quando atacados em suas mesquitas e assassinados por ódio racista", afirmou Merkel. "Estamos lado a lado contra esse terror."

 

 

 

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, condenou os ataques, dizendo que "o terrorismo não tem religião". "Eu culpo esses crescentes ataques terroristas à atual islamofobia pós-11 de setembro, onde o Islã e 1,3 bilhão de muçulmanos foram coletivamente responsabilizados por qualquer ato de terror por um muçulmano", disse.

 

 Premiê da Nova Zelândia lamentou que seu país vive um dos "dias mais

obscuros" de sua história diante das "múltiplas vítimas" nas

duas mesquitas (Fotos: Martin Hunter / SNPA / Reuters)

 

A Comissão de Direitos Humanos da Nova Zelândia exortou as pessoas do país a "se unirem". "A Nova Zelândia é um dos países com maior diversidade étnica do mundo e recebemos pessoas de todas as religiões e origens. Precisamos lembrar o poder da diversidade. Juntos, somos mais fortes.” 

 

Agência Brasil / O Estado de São Paulo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.